
O 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) ocorrerá na próxima semana – segunda (25) e terça-feira (26) — com a participação de lideranças empresariais do Rio Grande do Norte. Esta edição do EEBA, que reúne autoridades governamentais e empresários para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação, será na cidade alemã de Colônia. Em 2019, o Encontro será em Natal.
“Na próxima semana, em Colônia, com outros empreendedores e autoridades, esperamos ouvir a confirmação do evento que será, para o Nordeste e, em especial, para o Rio Grande do Norte, um marco relevante nas relações comerciais internacionais”, destacou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.
O EEBA é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Trata-se de um evento anual, alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. No ano passado, foi realizado em Porto Alegre-RS.
Na edição deste ano, o EEBA deve reunir cerca de 600 empresários dos dois países interessados em estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbios de tecnologias e efetivar negócios. Palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios integram a programação do Encontro.
Um dia antes do EEAB, no domingo (24), será realizado o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK).
O Rio Grande do Norte será, em 2019, sede do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O presidente do Sistema FIERN destaca que a participação no Encontro e a realização da edição do próximo ano em Natal estão coerentes com uma das estratégias apresentadas no Projeto Mais RN, que faz um diagnóstico e linhas de atuação para o planejamento do Rio Grande do Norte até 2035.
“Na Alemanha, a FIERN, juntamente com as demais instituições representativas dos empreendedores potiguares – FECOMERCIO, FETRONOR, FAERN – como também o SEBRAE e os poderes públicos, nos diferentes níveis de governo, vamos apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte e tentar atrair, para o evento de 2019, investidores, instituições e outros interessados em investimentos em nosso estado e na região Nordeste”, acrescentou.