
Os avanços da energia eólica e solar do Brasil e do Rio Grande do Norte são acompanhados de perto pelo MAIS RN, por meio do “Mapa das Energias Renováveis”. Desenvolvido pelo Mais RN, o Mapa é uma plataforma digital que traz o panorama do setor em âmbito nacional e estadual atualizados, mensalmente, a partir de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“O potencial energético do Rio Grande do Norte é um fato indiscutível. Acompanhar esses números mês a mês nos permite compreender como essa atividade se espraia no país e, em especial, no RN”, observa o gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque.
O Mapa constitui um grande banco de dados públicos online, com informações oficiais sistematizadas sobre geração de energia eólica e solar fotovoltaica, número de parques e projetos em andamento, além de notas técnicas explicativas.
Os dados atualizados foram publicados no portal, esta semana, e traz o panorama nacional das energias renováveis que apresenta avanços da energia eólica no mês de outubro, quando o país registrou 19,67 GW de energia eólica em operação, a partir de 757 parques em operando com 36.675 aerogeradores em funcionamento. Além disso, o Brasil possui 11,88 GW de energia eólica em projetos em construção, em 330 parques.
Os destaques em nível nacional são os estados do Rio Grande do Norte (201 parques e 5,9 GW); Bahia (205 parques e 5,2 GW); Ceará (93 parques e 2,4 GW) e Piauí (81 parques e 2,3 GW).
Panorama Potiguar das Energias Renováveis
O Rio Grande do Norte produz aproximadamente 6 GW em energia eólica, o que corresponde a mais de 30% da potência total do país.
“A geração onshore já demonstra uma boa consolidação e nos permite prospectar novos patamares através do investimento em geração off-shore. Mais uma vez, o Rio Grande do Norte se apresenta como o local adequado para esta nova etapa de geração e produção. Nosso atual desafio é conseguir atrair a cadeia produtiva das empresas desta nova fase que se inicia no RN”, analisa o gerente do Mais RN.
O estado tem avançado enquanto maior produtor de energia eólica do país. Dados da ANEEL mostram que dos seis novos parques de geração de energia eólica instalados no Brasil, em outubro, quatro estão localizados no RN.
E possui também um grande volume de projetos de eólica em andamento, são 118 parques em construção somando 4,4 GW de potência contratada e que deve ser instalada nos próximos meses.
O MAIS RN é um núcleo do Sistema FIERN que desenvolve plataformas dinâmicas (Power BI), observatórios, projetos, estudos e planos para os mais diversos segmentos da economia e desenvolvimento social do RN.
Energias Renováveis no RN
5,93 GW de energia eólica em operação
4,41 GW de energia eólica em projetos em construção
2.325 aerogeradores em funcionamento
201 parques em operação
118 parques em construção
35 municípios envolvidos na cadeia produtiva, destaque para: Serra do Mel (36 parques); Lajes (33 parques); João Câmara (29 parques) e Parazinho (22 parques).
Para mais informações, acesse o Mapa das Energias Renováveis no portal MAIS RN