Memorial da Indústria do RN segue com visitação aberta para escolas e público geral

17/07/2025   14h37

Exposição gratuita segue até agosto, de terça a sexta-feira, no Solar Bela Vista, em Natal

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e convidados durante visita ao Memorial da Indústria do RN, que segue com acesso aberto ao público, sem necessidade de agendamento prévio – Foto: Oberdan Medeiros

 

O Memorial da Indústria do Rio Grande do Norte segue aberto para visitação no Solar Bela Vista, em Natal. O espaço expositivo resgata a trajetória da industrialização no estado — dos antigos engenhos às tecnologias da Indústria 5.0 — reunindo acervos históricos, recursos tecnológicos e experiências imersivas – e tem recebido grupos de visitantes, como estudantes do curso de Direito da Universidade federal do Rio Grande do Norte, entre outros.

 

As visitas são gratuitas e acontecem de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, com entrada pela Rua São Tomé, na Cidade Alta.

 

O memorial foi lançado no SESI Solar Bela Vista, em 30 de maio, e está disponível para toda a comunidade, incluindo escolas e universidades, que podem realizar visitas educativas e promover o conhecimento sobre a história e a importância da indústria potiguar.

 

“A FIERN, essa instituição de 72 anos, entregou à sociedade norte-rio-grandense um ambiente de memórias e conquistas. Ao visitar, as pessoas saem com a visão da importância da indústria para o desenvolvimento do nosso estado e encontram a história desde a época colonial até os dias atuais, passando ainda pela Indústria 4.0 para a Indústria 5.0, com a inteligência artificial”, destacou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

 

O memorial oferece diversas atrações, como uma linha do tempo da industrialização no RN, vídeos com depoimentos de ex-presidentes da FIERN, uma maquete eletrônica do casarão histórico e uma sala imersiva com projeções artísticas que unem arte e tecnologia.

 

“Nós conseguimos concentrar aqui, nesse casarão belíssimo que é o SESI Solar Bela Vista, uma escola onde há música, arte cênica, dança, artesanato e, agora, o memorial, que vai ficar para essa e as próximas gerações. É importante que todos venham conhecer. Aqui se encontra o passado, o presente e também podemos projetar o futuro a partir de uma evolução que o tempo promoveu”, completou Serquiz.

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, durante a solenidade de inauguração do Memorial da Indústria do RN, no Solar Bela Vista – Foto: Oberdan Medeiros

 

A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, reforça a relevância do espaço para o desenvolvimento do estado e convida as instituições de ensino a conhecer o espaço e a memória do setor industrial potiguar.

 

“A gente consegue mergulhar e perceber que a indústria do RN tem uma relação muito forte com o crescimento do estado. Nós reunimos tecnologia e história — isso tem tudo a ver com a indústria potiguar. As escolas são muito bem-vindas e têm aqui uma oportunidade única de aprendizado e imersão na história da indústria do nosso estado”, ressalta a suprintendente.

 

Exposição artística que retrata a trajetória da indústria potiguar, desde a colonização até os dias atuais – Foto: Oberdan Medeiros

Estudantes da UFRN vivenciam resgate histórico em visita

 

O Memorial recebeu recentemente a visita de um grupo de alunos do curso de Direito, que compõem a turma de Patrimônio Cultural na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além da visita à exposição sobre a indústria, os estudantes aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações do Casarão Solar Bela Vista, como explica a professora da UFRN Karoline Marinho, que coordenou a visita.

 

A professora destacou a importância da vivência para a formação dos alunos. “Essa experiência foi muito rica para os alunos, que puderam conhecer um dos bens que compõem o acervo do patrimônio histórico de Natal. Muitos deles, pela idade, ainda não tinham tido a oportunidade de vivenciar a riqueza histórica dos bairros mais antigos. Uma experiência rica de conhecimento e de observação do local, de entender como era a vivência das pessoas há alguns anos”, completou Karoline Marinho.

 

Os alunos acesasram informações sobre a história da indústria do RN – Foto: SESI-RN

 

O Memorial da Indústria do RN permanece aberto ao público, com visitação livre e gratuita, até o dia 4 de agosto. “O Memorial é um legado que a Federação das Indústrias e o SESI deixam para o povo potiguar. É um espaço dedicado a preservar a história do progresso industrial do nosso estado. Celebra as conquistas, o esforço e a inovação dos empresários, dos trabalhadores e das instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico do RN. Visitar o Memorial é uma oportunidade de conhecer de perto a indústria e valorizar o empreendedorismo que impulsiona a nossa economia”, destacou Valéria Marinho, gerente de Cultura do SESI-RN.

 

SERVIÇO

Memorial da Indústria do RN
Local: Solar Bela Vista – Entrada pela Rua São Tomé, Cidade Alta, Natal/RN
Visitação: De terça a sexta-feira, das 13h às 17h
Entrada: Gratuita