
O pré-candidato a presidente da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, defendeu a redução da carga tributária e descentralização do poder para que os municípios e a sociedade tenham poder suficiente para atuar em políticas públicas que melhorem as condições de vida da população.
Ele apresentou essas propostas durante a entrevista coletiva, momentos antes da abertura do Fórum Sistema FIERN Caminhos do Brasil, na manhã desta segunda-feira, 26. Amoêdo foi o primeiro pré-candidato a participar do Fórum, que terá os demais nomes que vão concorrer à Presidência da República.
Ele disse que a meta do Partido Novo, que vai disputar pela primeira vez uma eleição geral, é chegar a uma bancada de 35 parlamentares na Câmara dos Deputados. Afirmou que esses deputados pelo Partido Novo terão a meta de evitar a concentração de poder, o que, ressalta, levará a mais participação da população.
“O Partido Novo foi fundado para melhorar a vida das pessoas e a melhor forma é dar poder [à população] e liberdade de escolha. Esse é o modelo liberal. Os países com qualidade de vida são os que foram por este caminho, que têm reduzida carga tributária”, ressaltou.
João Amoêdo considera que a diminuição dos tributos é um dos pontos que permitiram o crescimento, com mais oportunidades e sem entraves ao empreendedorismo.
Mas, para mudar o modelo que prevalece na política do País, não bastaria ter um presidente comprometido com esse programa, mas também deputados e senadores que aprovem projetos nesta direção. “Precisa fazer o debate no Congresso”, disse.
Para ele, na política hoje, há grupos que defendem seus interesses. Mas a participação popular pode mudar essa realidade. “A crise econômica e política fez com que estivéssemos mais antenados na política”, comentou.
João Amoêdo reconheceu a dificuldade de sua candidatura, uma vez que há pré-candidatos que estão na política há três décadas, portanto são nomes conhecidos pelos eleitores. Mas isso não o desanima. O candidato do Partido Novo destacou que vai defender, ao longo da campanha ideias que deverão ter apoio na sociedade. Ele cita como exemplo deste apoio o fato do Novo ser o partido com melhor desempenho nas redes sociais.