Observatório MAIS RN, da FIERN, celebra nove anos de atuação nesta terça-feira

17/07/2023   11h46

 

O Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), vai celebrar nove anos de atuação pelo desenvolvimento do RN nesta terça-feira (18). A comemoração contará com uma solenidade no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com presença de representantes do setor produtivo, do Poder Público, de instituições acadêmicas e parceiros do MAIS RN.

 

O evento terá homenagens a onze personalidades que colaboraram com a construção do MAIS RN, inclusive uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Natal, primeiro coordenador e um dos idealizadores do núcleo, Marcos Formiga. Além disso, haverá o lançamento oficial do livro que conta a história do MAIS RN, produzido pela jornalista Rosilene Pereira.

 

A solenidade também terá exposições sobre o que é o MAIS RN hoje e sobre as principais entregas realizadas durante os nove anos de atuação.

 

 

Sobre o MAIS RN

 

Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Intelligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Com o ‘MAIS RN em Ação’, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

 

O Núcleo desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.

 

Em 2023, o núcleo passou a integrar o Observatório Nacional da Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é uma rede de observatórios instalados nas federações da indústria de diversos estados, dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.

 

Atualmente, o Observatório MAIS RN lança mão de diversos dashboards com dados e indicadores – como emprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.