Parceria da FIERN e o SEBRAE-RN levará produtos regionais do RN para mercado paulista

21/03/2018   18h04

 

A abertura do mercado de São Paulo para produtos regionais diferenciados do Rio Grande do Norte foi tema da apresentação de projeto a empresários industriais, nesta quinta-feira (22), na Casa da Indústria. O projeto é realizado pela FIERN em parceria com o Sebrae-RN e terá capacidade de atender até 20 empresas industriais do ramo de alimentos e bebidas, interessadas em se inserir em novos mercados – no caso o paulista.

 

Para o Superintende de Estratégias e Articulação da FIERN, Helder Maranhão, a ação integrada é considerada uma das prioridades para fomentar a indústria local formada em grande parte por pequenas empresas. “As ações serão realizadas a partir de pesquisa qualificada junto ao mercado paulista que identificou quais os nichos existentes e perfis de empresas buscados, além de trabalho de consultoria para as empresas aderirem a este mercado”, disse.

 

Estimado em R$ 134 mil, o programa terá subsídio de 50% do Sebrae, 30% da FIERN e 20% de contrapartidas das empresas que aderirem ao programa. A ideia é levar para o mercado paulista produtos com características ‘terroir’ e ‘gourmets’, que tenham alto valor agregado e se diferenciem de outros alimentos e bebidas regionais já comercializados naquele estado. São queijos, carnes, compotas, cachaças orgânicas, dentre outros produtos.

 

Uma pesquisa qualitativa de mercado identificou um público potencial estimado em cerca de 4,7 milhões de pessoas no mercado paulista para produtos regionais, como carnes, queijos, compotas, cachaças nordestinas. E, por outro lado, uma baixa participação de marcas potiguares no mercado. A ideia é dar maior visibilidade a produtos e marcas do Rio Grande do Norte durante a apresentação do estudo, explica a analista do SEBRAE-RN, Jéssica Barros.

 

 

O superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, destaca a importância da abertura de mercado para as empresas locais. “Este é mais um projeto de parceria com a FIERN, que tem um respaldo técnico. E de grande relevância sobretudo, nesse momento que atravessamos, podermos inserir e ampliar mercados”, afirma.

 

O diretor de operação do Sebrae, Eduardo Viana, também participou da apresentação. O presidente Amaro Sales de Araújo foi representado pelo presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias, Ednaldo Barreto.

 

O projeto compreende desde o diagnóstico dos nichos de mercado e perfis de empresas locais, ações de inteligência de mercado até a fase de aproximação comercial dos potenciais produtores do RN e compradores de São Paulo, que deverá ser, segundo o gestor da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae, David Góis, executado de março a dezembro deste ano. “Há todo um trabalho para adequação das empresas a legislação, como também de marcas, a parte visual, de prospecção de mercado e aproximação comercial”, afirma o gestor do SEBRAE-RN.

 

Participaram do evento os presidentes de Sindicatos do ramo de alimentos e bebidas filiados a FIERN, além de representantes das empresas Cachaça Samanaú, Condimentos e Temperos Sadio, Grão Massas e Biscoitos, Candy Pop, Clan, Estrela Dalva, Nippon Alimentos, Aquamar, Sabores do Sol, 3D Indústria, Bom Fruit.