Participação da indústria potiguar nas maiores feiras de alimentos do país será tema de encontro

17/08/2023   09h15

Os empresários e dirigentes de sindicatos dos setores produtivos potiguares que participaram, neste ano, de alguns dos principais eventos e feiras nacionais da indústria de alimentos estarão reunidos na terça-feira, 22 de agosto, na sede do Sebrae-RN, para um “pós-encontro”, durante o qual vão detalhar a experiência, os resultados, os negócios firmados e as perspectivas abertas durante a “Fispal Food Service e Fispal Sorvetes” e a FIPAN (Feira de Panificação e Confeitaria).

 

A “Fispal Food Service e Fispal Sorvetes” foi em junho, em São Paulo, e contou com uma delegação do setor do Rio Grande do Norte, liderada pelo Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN). Já a FIPAN — em julho de 2023, também na capital paulista — teve a participação de empresários da panificação potiguar, com a liderança do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN).

 

O encontro —  promovido pela FIERN, SINDIPAN-RN, SINDISORVETE-RN, Abrasel e o Sebrae —  terá como assunto principal “As tendências e oportunidades das maiores feiras de alimentação do mercado”, em uma programação que integra o Conexões AFL (Alimentação Fora do Lar).

 

 

“Após essa participação na FIPAN, fizemos a convocação para o Conexões SEBRAE no dia 22, durante o qual teremos a oportunidade de fazer uma avaliação e trocar experiência sobre as oportunidades que foram criadas, os relacionamentos que fizemos, negócios e conhecimento sobre avanços tecnológico nessa edição da Feira”, afirma Ivanaldo Maia, presidente do SINDIPAN-RN. “Poderemos avaliar a contribuição do evento para os avanços do setor no Estado neste momento, no qual há mais clareza, após tantos desafios com a pandemia”, acrescenta.

 

Ele tem participado anualmente da FIPAN e diz que, a cada edição, os expositores apresentam inovação tecnológica em maquinário, software, desenvolvimento de processos e outras técnicas que contribuem para melhorias da qualidade dos produtos do setor e da produtividade.

 

A presidente do SINDISORVETE-RN, Zauleide Queiroz Leite, considera que o contato com as inovações tecnológicas é um dos principais ganhos da participação na FISPAL. Ela afirma que isso é ainda mais relevante para os empresários que, neste ano, foram pela primeira vez à feira. “Esse conhecimento das inovações e das novas tecnologias disponíveis ao setor é muito positivo e é uma das ênfases da FISPAL”, diz.

 

 

A presidente Zauleide Leite informa que os empresários que integraram a delegação do Rio Grande do Norte tiveram chance de ter contato ou abrir diálogo e relacionamento com fornecedores e empresas que desenvolvem tecnologia voltadas ao setor. E coube à presidente ajudar no relacionamento desses empresários do RN que foram pela primeira vez na FISPAL.

 

O encontro, que destacará as informações sobre a FIPAN, a FISPAL e os preparativos para a participação nas próximas edições, será na terça-feira, dia 22, das 14h às 17h, na Agência Natal do SEBRAE, localizada na Avenida Lima e Silva.