O planejamento e monitoramento das ações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está acessível aos parceiros da instituição e à sociedade por intermédio da plataforma SigMapas, apresentada, na manhã desta terça-feira (25), durante a reunião da Associação Nordeste Forte, entidade que reúne as Federações das Indústrias da região. O encontro foi em Brasília, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) com a participação do diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, que representou a Federação. A plataforma foi apresentada aos dirigentes das federações pelo superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima.

“Tivemos a apresentação do general Araújo sobre o trabalho que a Sudene vem desenvolvendo do ponto de vista de criar um cenário de investimentos na região. Ele apresentou algumas informações importantes, detalhou os dados disponíveis no SigMapas, aplicativo por intermédio do qual podem ser feitas diversas consultas sobre os programas e o planejamento da Superintendência”, disse Serquiz. “Ficou definido também que ele vai participar de outra reunião da Associação para uma discussão mais ampla sobre a questão dos incentivos fiscais, voltados ao fomento do desenvolvimento regional”, acrescentou.
O SigMapas, informou o superintendente da Sudene, é uma ferramenta que vem sendo utilizada para aperfeiçoar a tomada de decisão e ampliar a transparência dos projetos. A plataforma tem informações detalhadas sobre a gestão dos instrumentos de ação da Sudene (FDNE, FNE e incentivos fiscais), projetos, convênios e dados estratégicos, visando a otimização da tomada de decisão.
A plataforma também contribui com o planejamento e monitoramento das ações da instituição. “Uma ferramenta que vem sendo utilizada para aperfeiçoar as decisões e ampliar a transparência dos projetos, podendo ser acessado pela sociedade em geral”, afirmou o general.
O sistema permite, por exemplo, que sejam identificados geograficamente os municípios que apresentam índices econômicos sociais mais críticos e localidades que contam com financiamentos e incentivos fiscais coordenados pela Sudene. Ele explicou também que, quem acessar o SIGMapas, por intermédio do site da Superintendência, pode consultar a qualquer momento informações georreferenciadas sobre a atuação da Autarquia em sua área de abrangência.
Durante a reunião, o general Araújo citou alguns dos principais programas da instituição, como o Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) e os Planos de Interiorização. Ele destacou também que os próximos passos da Sudene estão planejados para a execução do PDF 2.

“O PDF 2 buscará aproveitar o potencial criado na região a partir da chegada das águas do Rio São Francisco”, destacou o superintendente. A reunião foi coordenada por Ricardo Cavalcante, presidente da Associação Nordeste Forte.