Plataformas desenvolvidas pelo MAIS RN são apresentadas ao diretor de Jornalismos da InterTV

19/09/2022   18h07

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), foi apresentado nesta segunda-feira (19) ao diretor de jornalismo da InterTV, Marcelo Vicioli. O encontro aconteceu na Casa da Indústria, sede da FIERN.

 

Durante o encontro, foram apresentadas a história e atuação do MAIS RN, com destaque para a Agenda Caminhos do RN 2023-2026. O documento aponta dez tópicos fundamentais para o desenvolvimento industrial do Estado dentro dos próximos quatro anos. Além disso, foram apresentadas as plataformas de Business Intelligence (BI) abastecidas pelo núcleo com dados e informações detalhadas sobre diversos setores da economia potiguar em ponto de uso para empresários, investidores e acadêmicos.

 

 

O presidente Amaro Sales, dirigindo-se a Vicioli, explicou que o MAIS RN é um núcleo que hoje pertence ao Rio Grande do Norte e tem, como principal finalidade, contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. “O Mais RN é do Rio Grande do Norte, uma ferramenta para o setor produtivo do nosso estado, e está a serviço também da imprensa, como fonte de dados, informação e análises”, afirmou.

 

Vicioli ressaltou que o MAIS RN abre horizontes quanto aos potenciais de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Às vezes, temos uma visão um pouco limitada dos potenciais do estado, mas aqui vejo que, na verdade, o estado tem potenciais incríveis e que estamos no momento ideal para aproveitar essas oportunidades”, declarou.

 

Já o diretor primeiro Tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, que participou da reunião, destacou o papel do MAIS RN de mostrar os caminhos para o desenvolvimento. “O MAIS RN pavimenta a estrada das soluções para nosso Estado e acompanha as ações tomadas em relação ao que é proposto”, disse.

 

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, frisou que o MAIS RN é uma ferramenta que entrega informações em ponto de uso para empresários, gestores públicos e acadêmicos. “Nós coletamos dados e informações de diversas fontes, processamos e entregamos na forma de informações para a melhor tomada de decisão”, explicou.

 

Também participaram do encontro a gerente da Unidade de Comunicação da FIERN, Juliska Azevedo; o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque; e o economista do MAIS RN, João Lucas Dias.

 

O MAIS RN

 

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria —, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

 

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.