
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Romildo Carneiro Rolim, fará uma palestra para os presidentes das Federações das Indústrias dos estados da região na próxima terça-feira, dia 20, na sede da CNI, em Brasília.
A iniciativa é da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidente das entidades representativas do setor industrial, e é presidida por Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN. O tema da palestra será as “Novas Diretrizes do Banco do Nordeste para 2018”.
O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina e se diferencia com missão que tem a cumprir: Atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste.
Romildo Rolim assumiu a presidência do Banco em dezembro de 2017. Na ocasião, ele destacou a preocupação básica é executar uma política de desenvolvimento ágil, capaz de contribuir de forma decisiva para a superação dos desafios e para a construção de um padrão de crescimento compatível com os recursos, potencialidades e oportunidades da Região.
Antes de tomar posse na presidência do banco, Romildo Rolim ocupava a diretoria financeira e de crédito da instituição. Ele está no banco desde agosto de 1989. Nesta trajetória, trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará (hoje GERAT-CE), o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna.
Contador, administrador, ele também é especialista em Gestão Empresarial e em Normas Internacionais de Auditoria Interna, além de mestre em Avaliação de Políticas Públicas. Foi superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais e da área de Reestruturação de Ativos.