Chanceler da Ordem do Mérito Industrial junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, entregou oficialmente a homenagem, nesta quinta-feira (26), ao ex-senador Roberto Muniz. A entrega da Ordem do Mérito Industrial – comenda máxima da CNI -, foi em Salvador (BA). Na ocasião, Amaro Sales destacou que a indústria, que sempre teve papel fundamental para o desenvolvimento do país, é ainda mais relevante neste momento no qual há os desafios das mudanças climáticas, dos avanços das tecnologias digitais e da reestruturação das cadeias globais de valor.

Ao fazer a entrega da medalha ao ex-senador baiano Roberto Muniz, Amaro Sales, que também é primeiro secretário da CNI, lembrou que apenas dez personalidades em todo país são agraciadas com a honraria a cada ano. “São pessoas que têm o mérito reconhecido nacionalmente, pela relevância das suas ações e serviços em apoio ao setor”, afirmou.
A Ordem do Mérito Industrial é a mais importante honraria concedida pela indústria brasileira às personalidades que, com seus exemplos, ideias e atuação contribuem para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico nacional.
Roberto Muniz, que recebeu a homenagem na quinta-feira, tem uma trajetória de defesa de projetos prioritários para a indústria, entre os quais a nova Lei de Licitações, repasse de recursos do Sistema S para previdência social e regras para instauração de processo administrativo. Além disso, atuou na mobilização de recursos para a implantação do Instituto de Tecnologias da Saúde (ITS) do SENAI CIMATEC.
Ele foi senador da República, presidente executivo da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), secretário executivo do Ministério das Cidades, secretário estadual na Bahia de Agricultura e de Trabalho e Ação Social, além de deputado estadual.
A entrega da medalha, na sede da FIEB, fez parte das comemorações do Dia da Indústria. Durante a programação, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu da FIEB a Pauta Mínima do Setor Industrial junto ao Poder Executivo Estadual. Também houve o lançamento da 10ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes.