Presidente da FIERN recebe professora do IFRN para prospectar parcerias no desenvolvimento de pesquisas

20/07/2022   18h59

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales, se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) com o professor Avelino Neto, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, e a professora Sheyla Lucena, coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN/IFRN). O encontro serviu para aproximar as duas instituições e prospectar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e projetos tecnológicos que atendam demandas da indústria potiguar.

 

Também participaram do encontro o Diretor 1º Tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, e o Diretor Regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

 

“O IFRN pode contar com a FIERN para apresentar demandas de estudos que ajudem a produzir respeitando a sustentabilidade. Isso é o objetivo da indústria do nosso estado”, afirmou o presidente da FIERN.

 

“Vejo com bons olhos essa aproximação que a Academia busca com o Sistema Indústria. Temos plataformas que debatem a sustentabilidade e que podem não apenas levantar demandas de pesquisas, como também auxiliar diretamente com os estudos”, completou Sales. “Como instituição que promove o desenvolvimento industrial, precisamos estar dentro dessas discussões”, concluiu.

 

O Diretor da FIERN, Roberto Serquiz, ressaltou que o setor produtivo tem a preocupação de atuar em acordo com a sustentabilidade. “O empresário da atualidade já incluiu a questão ambiental na cultura das empresas e com uma parceria junto a esse programa é possível trabalhar a cultura para que o profissional que será formado tenha essa percepção”, declarou.

 

Durante a reunião, a professora Lucena apresentou a atuação do PPgUSRN, as linhas e projetos de pesquisa ativos e destacou a intenção de alinhar a atuação do mestrado profissional do Programa às demandas do setor produtivo do estado. “Esse momento foi crucial para iniciarmos as tratativas para pleitear parcerias com a FIERN. Essa aproximação vai ser fundamental para o êxito do programa e para resolver problemas demandados pela FIERN”, comentou a professora.

 

 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Neto, também destacou a importância de a academia estar junto ao setor produtivo. “Em contato com pró-reitores de outros estados, conheci parcerias entre instituições acadêmicas e da indústria para realização de pesquisas aplicadas que já mostram resultados significativos”, afirmou. “Temos buscado nos aproximar de instituições que promovem o desenvolvimento, como é o caso da FIERN, para fortalecer a pesquisa e inovação da nossa instituição”, completou Neto.