Presidente do SIFT-RN é reeleita e destaca realizações e perspectivas para novo mandato

28/01/2026   16h16

 

A presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, foi reeleita para um novo mandato, que compreende o período de 2026 a 2030, à frente da entidade. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (28), na Casa da Indústria, com escolha unânime entre os representantes das empresas filiadas ao sindicato. Na vice-presidência, o industrial João Lima foi reconduzido.

 

A presidente reeleita destaca que o mandato concluído foi marcado pela ampliação da base sindical, pelo incentivo à participação das empresas filiadas, pela articulação e parceria com a cadeia produtiva, pela integração com o Sistema FIERN, além de programas de qualificação profissional, visitas técnicas e diálogo com indústrias localizadas em diferentes regiões do estado. “Estamos concluindo quatro anos da primeira gestão, com foco nos avanços alcançados com essas iniciativas”, afirmou Helane Cruz.

 

Segundo ela, houve a revisão do estatuto da entidade e a readequação dos valores das contribuições, com redução das taxas e isenção para empresas com até 50 colaboradores. “Essa medida buscou manter as empresas associadas, o que é fundamental para compreendermos suas demandas e para que elas conheçam as oportunidades de participação no sindicato”, acrescentou.

 

A presidente também ressalta que esteve presente em indústrias instaladas em diversas regiões do Rio Grande do Norte, com viagens ao interior do estado para manter diálogo permanente e conhecer a realidade dessas empresas que atuam nos municípios.

 

A parceria com o setor de Confecções e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é outro destaque. “O fortalecimento das confecções impulsiona também o desenvolvimento do setor têxtil.nO apoio às oficinas é positivo para toda a cadeia produtiva”, completou.

 

Outro ponto considerado relevante foi a representação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) no Fórum Nacional da Mulher Empresária, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por designação do sistema. O fórum debate estratégias voltadas à diversidade, liderança e ao empreendedorismo feminino no setor produtivo brasileiro.

 

Para o próximo mandato, Helane Cruz afirma que a expectativa é manter o ritmo de atuação, com continuidade das parcerias e ênfase em ações sociais. Entre os projetos, está o fortalecimento da qualificação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e a capacitação de pessoas privadas de liberdade. “A intenção é buscar doações e parcerias que permitam ampliar os cursos e treinamentos, de modo que essas pessoas possam ter formação profissional ao alcançar a liberdade ou a remissão da pena”, explicou.

 

Segundo ela, o trabalho conjunto com o segmento de confecções é estratégico, assim como políticas públicas que protejam e estimulem a atividade produtiva, o emprego e o desenvolvimento econômico.

 

 

O vice-presidente, João Lima, também reeleito, afirmou que incluir cada vez mais as pequenas empresas, no Sindicato, fortalece a representatividade. “Estamos na instituição para ajudar a fazer o melhor. E a ideia é trazer cada vez mais as pequenas indústrias, como a presidente tem trabalhado, para, com isso, o Sindicato crescer e atuar para o setor se desenvolver”, afirmou.

 

Composição da chapa (2026-2030):

 

Diretoria

Presidente – Helane Cristina Pereira da Cruz

Vice-presidente – João Batista Gomes Lima

1º secretário – João Paulo Costa da Silva

1º tesoureiro – Sérgio Roberto de Albuquerque

Conselho fiscal efetivo:

Rogério Delmo Permínio Barbosa

Francisco José Ramos

Delegados Representantes junto da FIERN:

Sérgio Roberto de Albuquerque

João Paulo Costa da Silva