Presidente do SINDIMINERAIS destaca importância de Polo de Inovação Mineral do IFRN e EMBRAPII

31/01/2023   11h09

Presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS/RN), Mário Tavares, participou da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso entre o Centro de Referência em Tecnologia Mineral (CRTM) do Instituto Federação de Educação do RN (IFRN) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A solenidade foi realizada na noite da segunda-feira (30), na sede da reitoria do Instituto.

 

Representando a FIERN, o dirigente do SINDIMINERAIS/RN ressaltou a importância do documento assinado. “A inovação hoje é a palavra de ordem. Essa parceria é muito importante para o setor de mineração”, disse.

 

Com a assinatura do termo, o Centro de Tecnologia Mineral do IFRN passa a se chamar de Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite e se torna uma unidade EMBRAPII voltada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação e para a prestação de serviços tecnológicos visando a eficiência dos processos produtivos do setor mineral.

 

O presidente do sindicato destaca que, com essa mudança, o estado ganha uma referência tecnológica em inovação para o setor. “Vai ser muito importante não só na análise como também em processos”, comentou.

 

 

O CRTM Mineral foi selecionado por meio da Chamada Pública nº 1/2022 da EMBRAPII, como Unidade da Empresa na área de Tecnologias em Mineração do Brasil. Com isso, o CT Mineral se tornou a primeira Unidade EMBRAPII em Mineração do Brasil e a primeira no estado do Rio Grande do Norte.

 

Presente à solenidade, o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira, parabenizou pelo trabalho desenvolvido na busca pela inovação associada à educação. “Ações como essa só fortalecem a educação e também fomentam a inovação”, disse.

 

Para o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, é uma grande satisfação para o Instituto esse termo e o avanço que se conquista ao se tornar uma unidade EMBRAPII. “Estamos elevando ainda mais a qualidade não só do nosso ensino como também do valor que nossa Instituição tem”, ressaltou. Na mesma solenidade, foi assinado também um memorial de intenções com a empresa Alfa Borborema.