
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) passou a ser presidida, pela primeira vez em seus 72 anos de história, por uma mulher. A empresária Conceição Tavares assumiu interinamente a presidência, nesta segunda-feira (13), em cerimônia conduzida pelo presidente Roberto Serquiz, durante reunião com gestores e diretores do Sistema FIERN.
A mudança ocorre em razão da Missão Institucional à China, realizada entre 13 e 27 de outubro, que reunirá diretores, presidentes de sindicatos e gestores da Federação e de suas casas — SESI, SENAI e IEL — em uma programação técnica e estratégica voltada à inovação industrial.
Durante a solenidade, Roberto Serquiz destacou o caráter simbólico e histórico da nomeação. “Um ato simbólico porque é a primeira mulher que assume a presidência da FIERN em seus 72 anos”, disse, e destacou ainda a experiência da empresária e trajetória na instituição. “A senhora tem uma história que lhe confere a condição de assumir esta presidência porque tem uma trajetória empresarial e de conhecimento, portanto está completamente habilitada para representar esta casa”, completou.
Serquiz ressaltou ainda que o ato representa a valorização da competência e da equidade dentro da gestão. “O nosso trabalho reconhece a representatividade e, sobretudo, a equidade. Tratamos igualmente todos os atributos, valorizando cada um dentro da sua competência. Essa diretoria valoriza esses atributos, sabendo que a senhora dará continuidade ao trabalho desenvolvido nesse período”, ressaltou Serquiz.

Ao assumir o cargo, a empresária Conceição Tavares agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso com a continuidade da gestão. “Pela primeira vez, ao nomear uma mulher para exercer a presidência desta casa em 72 anos de existência desta institutição, o senhor escreve um novo capítulo de nossa história. Agradeço profundamente pela confiança depositada em mim ao me incumbir da missão de conduzir a FIERN durante sua ausência. Receber tal responsabilidade é para mim um motivo de grande honra e reconhecimento. Saiba que me dedicarei com todo o comprometimento e zelo para corresponder à altura dessa missão”, declarou.
Atualmente, Conceição Tavares é vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do RN (SINDPLAST-RN). Empresária do setor plástico, fundou ao lado do marido a Iplan Indústria de Plásticos Andrea, pioneira no estado na fabricação de mangueiras de irrigação e que hoje atua também na construção civil, por meio da empresa Iplantec.
É ainda a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conceição também foi agraciada com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, concedida pela FIERN em 2018, além de ter sido homenageada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e ter recebido o título de Cidadã Parnamirinense.

Participaram da reunião, o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício; o diretor 1º tesoureiro, Djalma Júnior; o diretor 2º tesoureiro, Airton Torres; o vice-presidente Edilson Trindade; Alberto Serejo, presidente do SINDMEST-RN; Heuler Matos, diretor do SINDFRUTAS-RN; Jaedson Dantas, diretor do SINDBONÉS-RN; e Francisco de Assis, além de gestores