Quem conhece o Sistema S confia, recomenda e defende, diz Amaro Sales

8/06/2018   13h45

 

Os serviços, projetos, atividades e ações das instituições que integram o Sistema Indústria estiveram em destaque da programação de hoje no CTGÁS-ER e Centro de Atividades do SESI-RN, na Avenida Mor Gouveia, durante visita de autoridades, professores universitários, ex-alunos, parlamentares e representantes de conselhos profissionais.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, destacaram, na ocasião, a missão que é cumprida pelo SESI e SENAI na assistência e na formação profissional do trabalhador. Eles fizeram uma enfática defesa do Sistema S e apontaram resultados que são alcançados pelas instituições que o integram.

 

Amaro Sales, Flávio Azevedo, Roberto Serquiz e Francisco Araújo, Diretor do Conselho Regional de Contabilidade – CRC

 

Amaro Sales afirmou que essas instituições foram formadas há décadas e têm reconhecida qualidade, capacidade e credibilidade na atuação que mantêm tem todo o território nacional. “Algo que comprovadamente vem dando certo, especialmente, na promoção da educação, seja fundamental ou técnica, fator indispensável ao desenvolvimento econômico e social do país”, disse.

 

“Ao longo de mais de 75 anos de atuação, o SENAI construiu o maior complexo de educação profissional das Américas e um dos maiores do mundo. Atua, basicamente, em 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a pós-graduação tecnológica”, lembrou. Ele citou alguns números que confirmam o desempenho do SENAI, como as 2,3 milhões de matrícula, em 2017. “Isso melhora a indústria e, consequentemente, o reflexo é direto, e positivo, para a sociedade”, acrescentou.

 

Superintendente do SESI, Juliano Martins, mostra o Sesiclínica

 

O SESI, disse o presidente do Sistema FIERN, realizou no ano passado mais de 1,2 milhão de matrículas na educação básica e continuada. “A instituição é referência nacional e internacional na oferta de serviços de saúde e segurança no trabalho”, comentou. Em 2017, atendeu mais de 4 milhões de pessoas nas áreas de saúde e segurança no trabalho. No Rio Grande do Norte, o SESI teve 84 mil matrículas nos últimos três anos, e o SENAI, no mesmo período, foram mais de 174 mil. “Portando, são duas instituições fundamentais e indispensáveis ao desenvolvimento do nosso Estado, como os números confirmas”.

 

Amaro Sales ainda apontou que as duas instituições têm o reconhecimento internacional, inclusive da Organização das Nações Unidades. “É oportuno registrar que as contas do SESI e do SENAI são fiscalizadas pelo TCU e pela CGU”, disse ao ressaltar a transparência da atuação dessas entidades. “Precisamos levar à sociedade o conhecimento sobre essas informações. Quem conhece o Sistema S confia, recomenda e defende”, ressaltou.

 

Presidente do Conselho do CTGÁS e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo

Flávio Azevedo afirmou que o Sistema Indústria é mantido com a contribuição das empresas, sem precisar de recursos públicos, exceto no caso de convênios muito específicos. “São recursos que saem do bolso dos empresários”, disse. Mesmo assim, há uma fiscalização dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, e o respeito rigoroso aos princípios que valem para a administração pública, como legalidade, moralidade e razoabilidade. “Trata-se de uma atuação que é muito importante para a indústria e, principalmente, seus trabalhadores, com desdobramentos positivos para a sociedade”, acrescentou.

 

Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa

 

Depois dos pronunciamentos de Amaro Sales e Flávio Azevedo, foram exibidos vídeos com depoimentos de empresários e ex-alunos do Sistema indústria. Houve também uma visita às instalações do CTGÁS-ER e às instalações do SESI, que tem na área a clínica e o clube para ações de saúde, esporte e lazer.

 

A programação foi realizada com a participação dos diretores do Sistema FIERN Roberto Serquiz (primeiro tesoureiro), Edilson Trindade e Alberto Serejo; da senadora Fátima Bezerra; da secretária estadual Educação, Cláudia Santa Rosa; do diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, José Estanilau Moreira; do diretor do Conselho Regional de Contabilidade, Francisco de Assis Araújo; de auditor federal da Secretaria de Controle Externo do TCU, Marcelo Fajardo; do direto regional do SENAI-RN, Emerson Batista; e do superintendente regional do SESI, Juliano Martins; e da diretora executiva do CTGÁS, Cândida Amália, além de professores, alunos e gestores do Sistema FIERN.

 

Senadora Fátima Bezerra e o seu suplente Jean-Paul Prates recebidos pelo presidente Amaro Sales

 

A programação integre uma série de ações o Sistema Indústria para mostrar, na prática, as ações desenvolvidas pelo SESI e pelo SENAI, os resultados no Rio Grande do Norte e o trabalho nacional dessas instituições para a construção de uma indústria sustentável e forte para o Brasil.