Rede Pão RN debate plano de ação e impactos da Reforma Tributária para o setor na 1ª imersão com associados

6/10/2023   14h49

 

 

Temas relevantes para a panificação e confeitaria e para o associativismo foram foco da 1ª imersão da Rede Pão RN, nesta sexta-feira (6). O evento, realizado com apoio do Espaço Empresarial da FIERN, reuniu as empresas associadas à Rede no Hotel Wish, em Natal.

 

Com início às 9h, a programação seguiu até 17h, com palestras sobre a importância do digital e os impactos da Reforma Tributária para a panificação. O encontro ainda destacou casos de sucesso no associativismo e debates sobre o plano de ação, além do modelo estatutário da Rede Pão RN.

 

 

“A imersão faz parte do trabalho que está sendo realizado na Rede junto a uma consultoria para designar estatuto e regimento internos, além plano de ação, avaliando o que já foi feito e quais caminhos podemos trilhar daqui em diante”, explicou o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia. “É uma oportunidade de qualificar nossa atuação e elevar o nível da panificação no nosso estado”, acrescentou.

 

Analista de negócios no Espaço Empresarial da FIERN, Angélica Teixeira ressaltou o potencial da Rede. “É a primeira imersão que realizamos, reunindo todos os associados durante todo o dia trazendo temas importantes para a atuação enquanto associação. É uma rede já sólida, mas ainda temos muito trabalho pela frente para ampliar e qualificar a rede através do associativismo”, comentou.

 

 

A Rede Pão RN busca fortalecer as indústrias da panificação e confeitaria por meio da redução de custos e facilidade na aquisição de matéria-prima, insumos e serviços pelos associados. A proposta é reunir as empresas para aumentar o poder de barganha junto a fornecedores e criar uma identidade da panificação para a sociedade.

 

Impactos da Reforma Tributária, plano de ação e case de sucesso

 

Felipe Crisanto, advogado, mestre em Direito Econômico e especialista em Direito Tributário, falou aos associados sobre os impactos da Reforma Tributária para a panificação. “Não há nenhum estudo específico dos impactos efetivos da reforma por cada regime de tributação, como Simples Nacional, Lucro Estimado ou Lucro Real. A proposta está tramitando no senado e muitas mudanças ainda podem ser realizadas”, pontua.

“Por outro lado, a proposta de reforma traz impactos para os setores econômicos com um todo, desde a indústria extrativa até o comércio para o consumidor final. São muitas mudanças propostas, mas as principais estão nos tributos sobre consumo”, destaca. “Isso pode aumentar o custo para alguns setores e, para outros, diminuir. É muito importante o empresariado tomar conhecimento das propostas para organizarem e realizarem as devidas reivindicações”, frisa Felipe.

 

Já Augusto Catônio, consultor do Sebrae, mostrou os benefícios do associativismo e a proposta de plano de ação e estatuto para a Rede Pão RN. “O planejamento foi pensado e elaborado a partir do diagnóstico realizado junto às empresas associadas. Ele define metas e objetivos até 2024 que envolvem desde a estruturação do estatuto, regimento interno e modelo de negociação junto aos fornecedores, até um plano de marketing, destacando a importância do digital dentro da área de panificação e confeitaria”, apontou.

 

Outro palestrante da imersão foi o presidente da Rede Paraíba de Supermercados, Washington Coelho, que apresentou o case de sucesso da associação, iniciada há 14 anos e que atualmente conta com 34 lojas, sendo referência no segmento de supermercados no estado paraibano.

 

“O associativismo tem o potencial de colocar empresas de pequeno e médio porte no mesmo patamar de negociação dos grandes atores nacionais. Nesse sentido, mostrar a formação da Rede Paraíba, os desafios impostos e as mudanças que precisam acontecer é importante para a atuação da Rede Pão RN, além de ser uma interação muito interessante para também obtermos conhecimento para nossa associação”, afirmou.

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud

#SINDIPAN