
Em São Gonçalo do Amarante, teve fanfarra e Hino Nacional – Foto: Líria Paz
Fanfarra, música e incontáveis abraços marcaram as boas-vindas nas escolas da Rede SESI de Educação no Rio Grande do Norte. O primeiro dia de aula de 2026, nesta segunda-feira (2), reuniu os estudantes após período de férias nas três unidades — Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Macau. Os alunos foram recebidos por diretores, professores e colaboradores das unidades de ensino e, em seguida, protagonizaram o hasteamento da bandeira e a entoação do Hino Nacional.
Ao todo, quase 600 novos alunos passam a integrar a Rede SESI no estado nas escolas de São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além de 40 estudantes selecionados por meio dos editais de ingresso no ensino fundamental e médio da unidade de Macau. Logo na chegada, os estudantes encontraram instalações modernas, equipadas com recursos tecnológicos, além de uma equipe de professores qualificados e motivados para o ensino nas três unidades.
O ano letivo começa com uma série de atividades e projetos, como destaca a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra. O projeto Conexão ENEM, realizado nos últimos meses de 2025, terá início ainda no primeiro semestre deste ano. A proposta é preparar os alunos de forma integrada para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio, contribuindo para o acesso ao ensino superior.
Outro destaque é o início do projeto Brigada de Emergência Psicossocial, que certificou mais de 30 profissionais para atuação nas três unidades do SESI. Com isso, cada escola passa a contar com uma equipe preparada para realizar o acolhimento inicial de alunos e membros da comunidade escolar em situações de crise relacionadas à saúde mental.
O projeto Carreiras Criativas, que oferta oficinas gratuitas em diferentes áreas da produção artística e cultural, também terá continuidade em cada unidade de ensino. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento de habilidades criativas, ampliar horizontes e abrir novas possibilidades profissionais para crianças e jovens.
“O SESI tem todo um sistema de proteção educacional e pedagógica aos alunos, mas entendemos que essa geração precisa protagonizar, sim, com segurança, atenção, respeito e supervisão. O que o SESI faz é atrelar esse cuidado ao protagonismo infantojuvenil”, destacou Danielle Mafra.
Já a coordenadora de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, avaliou que o início do ano letivo marca um momento de acolhimento e de alinhamento das expectativas para estudantes, famílias e equipes pedagógicas. “As escolas do SESI estão preparadas para receber cada aluno com atenção, cuidado e uma proposta pedagógica que une inovação, escuta e desenvolvimento integral”, destacou

Na SESI Escola Macau, os estudantes se reuniram para ver apresentações e receber as boas vindas da equipe pedgógica – Foto: Shirley Queiroz
Pais e alunos valorizam Educação de excelência
Para os pais, a Rede SESI de Ensino se consolida como uma escolha associada à excelência educacional e ao uso de tecnologias de ponta em sala de aula. Rosemary Lopes Rocha, mãe de Vitor Rocha, aluno do 8º ano da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, relata que já acompanhava a instituição antes mesmo de o filho ter idade para ingressar na rede.
“O SESI é uma paixão de longas datas. Antes mesmo do meu filho estudar aqui, eu já acompanhava e era apaixonada pelo SESI”, afirmou. “Vejo o SESI como uma escola que prioriza a didática e o desenvolvimento do aluno não só no âmbito escolar, mas também fora da sala de aula, com interdisciplinaridade e robótica. Acho que oferece muitas oportunidades e não vejo outra escola que reúna tudo isso”, completou.
Já para Wilma Cruz, o vínculo com a escola é mais recente. Ela conheceu a metodologia de ensino e as instalações no fim do ano passado e decidiu matricular a filha, Lívia, após a visita. “O que mais me chamou atenção foi o ensino da robótica. Fui muito bem acolhida e informada sobre tudo o que a escola tem a oferecer. Minha filha achou um sonho”, relatou.
Entre os estudantes, o sentimento é de entusiasmo com as oportunidades oferecidas. “A SESI Escola nos proporciona grandes oportunidades, inclusive a fanfarra, que é uma das atividades das quais participo. Também há várias oficinas bem divertidas. Atualmente estou na fanfarra, mas já participei dos instrumentos de sopro da filarmônica e quero participar de outras atividades, como teatro e artes”, comentou Lídia Sofia, aluna do 9º ano.

Na SESI Escola de Mossoró, os alunos se reuniram para entoar o HIno Nacional – Foto: Divulgação/SESI
Ensino de referência
As escolas do SESI investem em infraestrutura tecnológica, ferramentas inovadoras e equipes qualificadas para transformar teoria em prática. A metodologia aplicada segue o modelo STEAM — integração de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — com foco no desenvolvimento de competências essenciais para a vida e para o mundo do trabalho.
Cada sala de aula é equipada com lousas digitais interativas, que combinam computador e quadro sensível ao toque. O recurso otimiza o tempo de aula, amplia a interatividade e aumenta a imersão dos alunos ao permitir a visualização dos conteúdos em tempo real.
Nos laboratórios de robótica, além do uso educacional, os estudantes têm acesso a arenas de competições internacionais como a FIRST Lego League (FLL), a FIRST Robotics Competition (FRC) e o F1 in Schools. Os espaços contam ainda com impressoras 3D, ferramentas e peças que estimulam a criatividade e permitem transformar ideias em soluções concretas.
Por Líria Paz
Fotos: Shirley Queiroz e Líria Paz