
“Os caminhos para o Novo Brasil” é o tema central discutido no Seminário Motores do Desenvolvimento do RN, realizado na manhã desta segunda (5), no hotel Holiday Inn. O encontro traz a Natal o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o empresário Potiguar Flávio Rocha, presidente da Riachuelo.
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destaca a necessidade de aprovação das reformas trabalhistas, previdenciária, fiscal, tributária e política como caminho para o Brasil voltar a crescer. “A indústria do RN esteve estacionada, às portas de uma recessão e é preciso desobstruir esse motor do desenvolvimento, para isso as reformas são fundamentais para soltar as amarras e retomarmos o crescimento”, afirma Sales.
O presidente da FIERN apresentou alguns indicadores, como inflação de 2.9, a taxa de Selic a 6,50 e cerca de 12 milhões de desempregados, e ressalta a importância da discussão com os relatos e perspectivas de futuro apresentadas pelos palestrantes para a construção de uma agenda mais liberal e comprometida com o avanço da economia.
“Política e economia caminham juntas e por isso as soluções devem ser pensadas de forma mais abrangente, com ambiente de negócios mais favorável, buscarmos o capital externo. É importante estarmos discutindo junto com a classe empresarial os rumos do nosso país”, afirma.
A 34a edição do Seminário Motores do Desenvolvimento reuniu representantes do setor produtivo, autoridades políticas, gestores públicos, empresários e estudantes. O evento é uma realização da Fecomércio em parceria com a FIERN, UFRN, jornal Tribuna do Norte, RG Salamanca e Ministério Público do RN.
A abertura do evento ficou a cargo do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz. Flávio Rocha abordou os “Cenários possíveis na política e nos negócios”, quando apresentou dados sobre o ambiente de negócios no Brasil, bem como alternativas o Brasil voltar a crescer. A palestra de Henrique Meirelles, com o tema “Crise e recuperação, construindo um novo Brasil” deverá encerrar o Seminário.