Resultados expressivos e impacto social são apresentados por SESI, SENAI e IEL em imersão

10/10/2023   13h41

 

 

 

Resultados expressivos e o impacto das ações das entidades do Sistema FIERN no desenvolvimento econômico e na vida das pessoas foram apresentadas pelos gestores à Diretoria da FIERN, durante a imersão, neste final da semana.

 

 

O Serviço Social da indústria do Rio Grande do Norte soma, em 12 anos, 518 mil matrículas em Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Educação continuada e no projeto Vira Vida. E se destaca pela criação da Escola SESI de referência São Gonçalo do Amarante, que atende a mais de 1.500 alunos, as reformas das unidades de Macau e de Mossoró, esta última será ampliada e transformada também em Escola de referência passando a oferecer 1.780 vagas. Além de 25 Indústrias do Conhecimento e 12 SESITECS entregues no período; a realizou a reforma do Solar Bela Vista e mais de 80 apresentações da SESI Big Band levando cultura a um público superior a 400 mil pessoas.

 

 

Na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são mais de 2,2 milhões de atendimento a trabalhadores da indústria, 1,5 milhão de atendimento com programas de esporte e lazer, 461,7 mil CNPJ atendidos, dos quais 70% são da indústria. Durante a pandemia da Covid, por meio do Ação pela Vida, o SESI-RN aplicou 363 mil doses de vacinas no estado, sendo 29.397 em trabalhadores da indústria.

 

 

Os números foram apresentados pelo superintendente regional Juliano Martins. “Nestes doze anos, o SESI Rio Grande do Norte passou a ser referência em muitas áreas, com as suas escolas, com destaque na Robótica, atendimento clínico, durante a pandemia, tornou-se referência para todo o país em bioprevenção e no sistema de vacinação contra a Covid, além da nossa atuação como braço social e cultural do Sistema FIERN. Expresso minha gratidão ao presidente Amaro em participar, com o SESI, por tudo isso, do processo de desenvolvimento da economia do estado”, disse Martins.

 

 

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, apresentou ações em Educação profissionalizante, Tecnologia e Ações Internacionais. Rodrigo demonstrou a trajetória de evolução crescente da educação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria no Rio Grande do Norte, em doze anos, desde a inauguração do Centro Clóvis Motta, a realização do Pronatec com 240 mil matrículas em quatro anos nos 167 municípios potiguares; a formatura da primeira turma de Especialização em Operação e manutenção de parques eólicos para mulheres, neste ano, até a aprovação do MEC para operação da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI).

 

 

 

“Neste período, o SENAI remodelou a forma de existir para criar um novo ambiente educacional para acompanhar as demandas atuais e garantir a qualidade na educação oferecida seja técnica, seja superior. O SENAI tem resultados em educação, inovação, pesquisa e tecnologia que o torna reconhecido no Rio Grande do Norte, no país e internacionalmente”, disse.

 

No eixo tecnologia ele apresentou a criação do ISI-ER, do IST Mossoró, do Centro de Referência em Hidrogênio e destacou o impacto do Pró-Sertão, programa de qualificação profissional voltado a oficinas de costura para atender a indústria têxtil. Em dez anos, o programa deu um salto de quatro para 118 oficinas de costura e 40 funcionários para 4.400 funcionários. No último, o faturamento chegou a R$ 90 milhões. “Na minha avaliação, é o programa mais importante de desenvolvimento socioeconômico do nosso estado porque maior que o conhecimento e a tecnologia que entregamos, o desenvolvimento nestas cidades é o maior impacto para a sociedade”, disse Mello.

 

Resultados expressivos, que levaram o Instituto Euvaldo Lodi a tornar-se sustentável financeiramente, foram apresentados pelo superintendente regional do IEL, Juan Saavedra. Com atuação em Desenvolvimento de Carreiras, além do reconhecido programa de estágio, o Instituto criou o IEL Empregos que já atendeu 31.499 estagiários (técnicos, graduandos e de ensino superior) no estado. O RN foi destaque em 22 das 26 edições da etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio.

 

Além disso, atua em Educação Executiva, com os programas IEL Qualifica e de Consultorias; e no Desenvolvimento Empresarial.

 

“Muitos dos projetos e programas desenvolvidos pelo IEL permitiram atingirmos a missão dada pelo presidente Amaro, a quem agradeço a confiança, de nos tornarmos sustentáveis. O IEL Empregos é uma iniciativa abraçada pelo presidente, bem como o programa de trainee, que tem dado uma contribuição importante para alavancar carreiras, dar suporte a empresas industriais e promover a educação executiva”, disse Juan Saavedra.

 

Texto: Sara Vasconcelos 

Fotos: Demis Roussos

#SistemaFIERN #SENAIRN #SESIRN #IELRN