Reunião da COINCITEC apresenta relatório de resultados e encaminha ações junto aos grupos de trabalho

9/03/2023   16h47

Em sua primeira reunião este ano, a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) apresentou o relatório dos resultados alcançados em 2022 e definiu algumas alterações e reconduções nas lideranças dos Grupos de Trabalho (GTs).

 

O presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, afirmou que o relatório demonstra os esforços da Comissão e as soluções que a inovação vem produzindo, explicitados em forma de projetos e programas pensados e planejados. “Oportunizando diferenciais e conhecimento fundamentados em exigências e tendências de mercado, busca por recursos financeiros, realização de parcerias, apoio à criação de startups, apoio aos pesquisadores e inventores, busca por desenvolvimento de novas competências e a publicidade dos resultados obtidos, em especial via o portal de inovação”, declarou.

 

A secretária executiva da COINCITEC, Susie Macêdo, disse que o relatório é o registro dos resultados alcançados na Gestão 2022, composto pelos Grupos de Trabalhos, que contam com lideranças, profissionais de destaque e de representatividade setorial, envolvendo diretamente 28 entidades e instituições além da participação de mais de 100 membros que atuam e defendem os interesses do Ecossistema de Inovação no estado.

 

 

Os Grupos são os seguintes: GT1 (Inovação, Ciência e Tecnologia – PDI), GT2 (Educação e Formação: Empreendedorismo e Talento), GT3 (Questões Regulatórias e Políticas Públicas) e GT4 (Financiamento e Fomento), que neste exercício atuará com foco prioritário no aumento e engajamento dos setores produtivos e na definição de metas que possam aprimorar os resultados alcançados em 2022.

 

Na reunião, o líder do GT4, David Góis, do SEBRAE, apontou os avanços referentes ao crescimento que vêm intensificando as oportunidades de financiamentos e investimentos via atuações de Startup do RN aceleradas pela SHIFT-T do grupo industrial Tupy, que integra o hub de aceleradoras SEBRAELAB e dos novos editais que serão lançados este ano, destacando o Tecnova/FINEP com apoio da FAPERN e SEDEC, e a Startup NE.

 

Ainda na reunião, o representante do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX|RN), Olavo Bueno, destacou as inciativas do Programa Constelação e a estruturação do Parque para captar fomentos nas suas áreas vocacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

 

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA/RN), Gabriel Calzavara, apresentou as demandas e ações que o segmento industrial de pesca vem mapeando e identificando incrementos tecnológicos relevantes, que favoreçam a gestão de projetos importantes, entre os quais se destaca o Complexo Industrial Pesqueiro, que busca unir a indústria da pesca. Ele sinalizou positivamente quanto ao ingresso deste setor no Programa Conexões: Indústria & Academia.

 

O representante do Instituto Metrópole Digital (IMD), Marcelo Pellicano e a professora Rosangela Moreno, da UnP, se prontificaram a apoiar na estruturação metodológica para mapeamento de necessidades e organização de um catálogo de oportunidades acadêmicas que possam ser aplicadas. O presidente da Coincitec informou que na próxima reunião serão tratados os planos de ações para 2023 e 2024.

 

Mais informações sobre oportunidade de inovação podem ser obtidas no site www.inovacaorn.com.br.