O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é o primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores – Grande Empresa (2020), na solenidade de anúncio dos vencedores da edição nacional do Prêmio IEL de Estágio. A solenidade de entrega da premiação – referente aos anos de 2020, 2021 e 2022 – foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), em São Paulo, com transmissão ao vivo. Aqui, no estado, o IEL-RN organizou evento com os finalistas da etapa nacional, diretor e gestores da FIERN que acompanharam em tempo real o anúncio dos vencedores, na Casa da Indústria.
Além do primeiro lugar nesta categoria, são do MPRN o primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores (2020); Estagiário Inovador (2020) – Alan Ferreira da Silva; e o primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores (2020) – Supervisora Inovadora, Avany Bernardino Correa Sobral.
O chefe do setor de estágio do MPRN, Alexandre Lima que participou da transmissão, na sede da FIERN, comemora o resultado e fala de sua importância. “Esse prêmio representa uma conquista de todos os estagiários, da própria instituição que valoriza os estudantes, e isso tem um reflexo do que eles aprendem na academia e trazem novas experiências para dentro da instituição. Isso contribui, tanto na prática, quanto na teoria, fazendo com haja novas mudanças, novas ideias. Ganha a instituição e ganha também o estagiário”, explica.
Para o diretor regional do IEL, Djalma Barbosa Júnior, esse ano o Prêmio IEL tem uma característica muito importante que são os projetos inovadores. “É um estímulo à inovação no ambiente produtivo. Quando fazemos um projeto desses temos uma sinergia muito forte da indústria, do ente público, ou do comércio, com a relação do estágio que é nossa expertise”, diz.
Além do Ministério Público, do Rio Grande do Norte foram premiados o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Centro Universitário Facex (UNIFACEX).

O evento desta quarta é uma retomada, depois de três anos sem a realização da Premiação. A etapa nacional voltou a ser realizada, os premiados de hoje se referem as edições de 2020, 2021 e 2022.
O IFRN ficou em segundo lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Técnico (2022); e segundo lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Superior (2022). Para o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, é preciso aproximar a academia do setor produtivo. Precisamos estar em sintonia com o setor produtivo. A instituição pode contribuir muito com o setor produtivo potiguar. Essa parceria é fundamental para que os jovens tenham o brilho de sonhar com oportunidades de mudança de vida que são para todos e todas”, diz.
A UNIFACEX ficou em terceiro lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Superior (2020). O pró-reitor da instituição considera que o prêmio destaca a atuação dos estagiários. “O prêmio IEL Mostrar o quanto é importante na formação do aluno. O IEL-RN vem desenvolvendo esse trabalho, e ele é de grande importância na aproximação da indústria com as instituições de ensino”, enfatiza.
Para o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, o Prêmio IEL de Estágio reforça as boas práticas e estimula a inovação. “Essa iniciativa promove um novo olhar para o programa de estágio e é uma grande oportunidade para descobrir e revelar jovens talentos, além de ser uma vitrine para o mercado de trabalho”, comenta.

O Prêmio IEL de Estágio reconhece, desde 2005, as grandes ideias de quem está começando e também daqueles que implementam projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos. A premiação tem objetivo de reconhecer as melhores e mais inovadoras práticas de estágio, consagrando empresas, instituições de ensino, estagiários e supervisores.
Confira os premiados do RN
Premiados relativos ao ano de 2022:
– Segundo lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Técnico
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
– Segundo lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Superior
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
Premiados hoje relativos ao ano de 2020:
– Primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores – Grande Empresa
Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)
– Primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores
Estagiário Inovador – Alan Ferreira da Silva, do MPRN
– Primeiro lugar na categoria Projetos Inovadores
Supervisora Inovadora – Avany Bernardino Correa Sobral, do MPRN
– Terceiro lugar na categoria Educação Inovadora – Ensino Superior
Centro Universitário Facex (UNIFACEX)
Não houve premiados do RN relativos ao ano de 2021. O evento transmitido pelo IEL-RN teve sede em São Paulo, mas aconteceu de forma on-line, com participação dos regionais de todo o país e transmissão no canal do YouTube. Para rever a premiação acesse: https://www.youtube.com/watch?v=enqrn6B4NR