RN tem potencial para atrair empresas de data centers e de hidrogênio verde, diz Sérgio Azevedo

10/07/2025   16h01

 

Os momentos atuais dos setores de energia renovável e da construção civil no Rio Grande do Norte foram os destaques da edição do Podcast Fala, Indústria!, que contou com entrevista do presidente do SINDUSCON-RN e conselheiro de Administração da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Sérgio Azevedo. Durante o programa, ele destacou o potencial do Nordeste, especialmente do Rio Grande do Norte, para atrair empreendimentos em data centers e hidrogênio verde. Sérgio Azevedo também preside a Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN e o Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do RN (SIPROCIM).

 

Acesse o link e assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=Ks5L4cFi3gk

 

“É preciso encontrar a melhor forma de atrair esses investimentos para o Nordeste. Por que não concentrar os data centers na região, se temos energia em abundância e com custos mais baixos? Se conseguirmos trazer esses investimentos, além de desenvolver a economia e gerar empregos, consumiremos a energia produzida no próprio Nordeste”, destacou no episódio transmitido nesta quinta-feira (10), pelo canal do Sistema FIERN no Youtube e Instagram e também pela rádio Jovem Pan News Natal.

 

Ele enfatizou que é necessário adotar iniciativas nessa direção. “No caso dos data centers, isso é emergencial. O Estado precisa ‘olhar’ para isso. Se criarmos políticas públicas de atração, poderemos ter um grande vetor de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, acrescentou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN).

 

Sérgio Azevedo também comentou sobre o projeto licenciado pelo IBAMA para o SENAI do Rio Grande do Norte, voltado à geração de energia eólica offshore. Trata-se do primeiro licenciamento de offshore no Brasil: o Sítio de Testes de Aerogeradores Offshore, que será implantado no litoral do município de Areia Branca, com capacidade instalada de até 24,5 megawatts (MW). “O projeto foi licenciado agora, depois de muitos anos de dedicação e de um trabalho fantástico que o SENAI vem realizando. É um orgulho enorme fazer parte desse projeto, que pode ser um divisor de águas”, ressaltou o empresário, que também é CEO da Dois A Engenharia e Tecnologia, parceira na iniciativa.

 

O presidente do SINDUSCON-RN mencionou ainda as implicações positivas da revisão do Plano Diretor para o crescimento do setor imobiliário e da construção civil em Natal. Segundo ele, essa expansão pode reverter a redução populacional da cidade. “A modernização do Plano Diretor permitiu que Natal voltasse a crescer”, salientou.

 

O Podcast Fala, Indústria! promove um bate-papo sobre o ambiente industrial do estado, sempre com convidados e com interação do público pelas redes sociais. Nesta edição, a apresentação ficou por conta da jornalista Líria Paz, que dividiu a bancada com o jornalista Aldemar Freire.

 

Além de ser transmitido ao vivo pelas redes do Sistema FIERN e pela rádio Jovem Pan News Natal, o Fala, Indústria! é reprisado pela Band TV Natal, com exibição aos sábados.

 

Assista a entrevista na íntegra:

 

 

Por Aldemar Freire
Foto: Anna Claudia Costa