Roberto Serquiz destaca ações do Sistema FIERN em noite de celebração da Medalha Walter Byron Dore

28/11/2025   18h10

 

 

As principais ações do Sistema FIERN ao longo dos últimos dois anos foram destaque no discurso do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, na cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (27), com participação de diretores e gestores do Sistema FIERN, além da governadora Fátima Bezerra.

 

 

Serquiz ressaltou que “a missão do Sistema FIERN é defender e, sobretudo, promover a indústria do RN”. “Na inovação, para tornar as empresas mais competitivas. Na segurança e saúde do trabalho, para proteger vidas. Na inteligência de dados, para orientar decisões. Na articulação institucional, para melhorar o ambiente de negócios. No diálogo com o poder público, para destravar gargalos. Na promoção de tecnologia, para acelerar produtividade. E na defesa do que é essencial: segurança jurídica e desenvolvimento econômico”, frisou.

 

 

“A FIERN manteve firme a defesa dos interesses da indústria, com atuação jurídica permanente e soluções de gestão que fortalecem sindicatos, modernizam processos e atraem novas empresas para a nossa base industrial”, disse o presidente da FIERN.

 

 

“Nesses dois anos de gestão, o Sistema FIERN fortaleceu as suas casas, SESI, SENAI e IEL, ampliou sua capilaridade, fortaleceu sua presença em áreas estratégicas e consolidou iniciativas fundamentais para o crescimento econômico e social do Estado”, enfatizou Serquiz.

 

 

Ele enfatizou a inauguração da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI (FAETI); o lançamento do Laboratório de Hidrogênio Verde, em parceria com a empresa alemã GIZ; a implantação de uma usina fotovoltaica piloto, capaz de monitorar painéis de diferentes fabricantes; a instalação de uma oficina de boias de referência nacional para avaliação de ventos offshore; além da conquista da primeira licença do IBAMA para instalação de torres de energia eólica offshore, no litoral setentrional do Rio Grande do Norte.

 

 

No SESI, pontuou a modernização da escola de referência de Mossoró, a operação da clínica modelo em Natal e o Solar Bela Vista, que passou a ser um centro de cultura, educação e arte. “O Festival do Industriário, que caminha para sua terceira edição, tornou-se um grande sucesso, valorizando talentos e fortalecendo o orgulho da nossa indústria, com nova edição prevista para 2026”, anunciou o presidente.

 

 

O IEL expandiu sua atuação, inaugurou uma nova sede em Mossoró e reforçou ações voltadas para formação de talentos, qualificação profissional, gestão e inovação, aproximando cada vez mais empresas e profissionais de alto desempenho.

 

 

Já a FIERN Jovem segue crescendo e atualmente reúne 84 jovens empreendedores comprometidos com inovação, liderança e renovação. O projeto simboliza a complementariedade entre gerações e inspira os novos industriais.

 

 

Serquiz ainda anunciou as principais entregas previstas para 2026, como a Escola SESI de Currais Novos, a SESI Clínica de Caicó e a nova sede da FIERN em Mossoró. “Assim, encerramos um ano de grandes desafios e conquistas. Sigamos firmes em 2026. Nosso compromisso com o futuro da indústria potiguar continua”, concluiu.

 

 

Sobre a Medalha

 

A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte. A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, na terceira reunião do ano da Diretoria da FIERN, realizada na Casa da Indústria, por proposição do presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.

 

 

Foram agraciados, nesta edição, os empresários Airton Torres, Lourdes Medeiros, Ney Robson Alves, Nilson Weber, Silvio Torquato, e a diretora do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes. Na ocasião, também foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira, ao industrial João da Motta.

 

 

Em discurso, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, também parabenizou os homenageados. “Nessa noite, celebramos gente que empreende e transforma. Celebramos a indústria que gera trabalho e dignidade. Este é um encontro de reconhecimento e gratidão.”

 

 

“A exemplo das edições anteriores, reconhecemos um grupo especial de empreendedores, pessoas que carregam trajetórias que inspiram e ensinam. Cada um colaborou para que o Rio Grande do Norte seja mais competitivo e mais justo, com trabalho digno e sustentável”, enfatizou o presidente da FIERN.