O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou o potencial transformador da robótica educacional para alunos e professores da SESI Escola São Gonçalo do Amarante durante visita realizada na manhã desta segunda-feira (8). O encontro abriu o ciclo de eventos nas unidades operacionais do Sistema FIERN que se estendem ao longo dessa semana, com uma apresentação institucional que apresenta o balanço do ano de 2025 e reforça projetos, programas e ações voltados à defesa dos interesses da indústria potiguar realizados.
Logo no início da visita, Serquiz percorreu a Arena de Robótica da escola e conheceu de perto os projetos que serão apresentados no Torneio SESI de Robótica First Lego League, que acontece nesta quarta (10) e quinta-feira (11), na SESI Escola em Mossoró. Ele foi recebido pelas equipes Jovens Punarés, Guaranis, Bat Lego, Techno Sertão e BatBot, que apresentaram suas soluções e explicaram as etapas de preparação para a competição.
Durante a visita, falando aos professores da SESI Escola, Serquiz ressaltou o papel dos educadores na formação dos estudantes. “Vocês têm que estimular essa turma, esse é o futuro. É uma missão de todos nós, mas vocês (professores) são estratégicos. Através da capacidade individual dos estudantes, estimulada por vocês, formam-se grupos vencedores. Os alunos nos trazem ideias para contribuir com a melhoria do nosso estado, olhar para o futuro. Parabéns pelo trabalho, desejo sucesso também no próximo ano”, disse.
Os estudantes prestaram homenagem a Roberto Serquiz, que é também presidente do Conselho Regional do SESI-RN. Em nome das equipes, Miguel Lima, 14 anos, líder da equipe Guaranis, agradeceu o apoio à robótica, e foi reforçado pelo também aluno Guilherme Massami, 16, da equipe Bat Tech. “Queremos agradecer pelo apoio à robótica, que é um projeto tão importante para a sociedade. Conseguimos trabalhar habilidades que vão nos ajudar no mercado de trabalho”, afirmou. Os estudantes entregaram ao presidente um busto dele, feito em impressora 3D, como gesto de gratidão pelo incentivo recebido ao longo do ano, entre outros presentes.
Serquiz destacou que o incentivo à robótica deve ser permanente. “Quero compartilhar essa honra deste presente, dessa homenagem, com todos que acreditam nesses jovens. O investimento em robótica motiva e impulsiona a juventude em uma direção muito fértil, do aprendizado, da ciência. Vamos continuar a apoiar este trabalho”, completou.
Além da robótica, o presidente destacou avanços na área educacional do SESI-RN, como a implantação da disciplina de Inteligência Artificial nos anos finais do Ensino Médio, o Programa Bilíngue na SESI Escola Macau e a certificação Showcase School Microsoft, que reconhece instituições de ensino com práticas inovadoras.
Na área cultural, Serquiz enfatizou iniciativas que aproximam a comunidade das ações do Sistema Indústria, como o Festival SESI Entoando Canções, a Mostra Cultural e o Circuito Cultural – todos com grande público – além de ações na área da Saúde, como a 1ª Corrida Nacional do SESI, realizada em Mossoró.
A apresentação também detalhou projetos desenvolvidos pelo SENAI, IEL, Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI), como também das superintendências jurídica e corporativa e da área de comunicação e eventos. As visitas seguem ao longo desta semana em Natal, Santa Cruz, Macau e Mossoró.