Roberto Serquiz reforça pleitos da indústria do RN a Geraldo Alckmin em reunião da diretoria da CNI

30/09/2025   18h14

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, reforçou pleitos importantes para a indústria potiguar ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante a reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (30). Os pontos abordados por Serquiz envolvem medidas para superar o aumento das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

 

Durante o encontro, o presidente da FIERN ressaltou a necessidade de avanço do Projeto de Lei Complementar (PLP) 198, que visa reintegrar benefícios para os setores do sal e da pesca e que, apesar de ter sido rejeitada no Senado, ainda pode ser revertida na Câmara dos Deputados. “O vice-presidente se comprometeu com relação à atenção do Governo Federal na busca de incluir o sal e a pesca no PLP 198”, afirma.

 

Foto: Iano Andrade / CNI

 

Outro tema abordado foi a abertura de novos mercados internacionais para o setor da pesca. Alckmin informou que as negociações estão progredindo. “A reabertura de mercados no Reino Unido e na Europa estão caminhando bem e acreditamos que isso vai dar certo” afirmou Serquiz.

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, Comércio e Serviços, se comprometeu em apoiar as pautas, especialmente diante dos desafios impostos pelo tarifaço. No último dia 10 de setembro, o presidente da FIERN e o vice-presidente se reuniram para debater demandas dos setores potiguares para compensação dos impactos e alternativas de solução para a medida do governo americano.

 

Foto: Iano Andrade / CNI