5 dias com foco em inovação e tecnologia marcaram a edição europeia do Programa IEL Educação Executiva Global, que conectou executivos a gigantes como @22, Tech Barcelona e NTT Data

Barcelona foi sede da 4ª edição do Programa IEL Educação Executiva Global, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que reuniu 33 executivos de 27 empresas e entidades brasileiras para uma imersão internacional voltada à inovação, tecnologia e liderança conectada. A edição ocorreu de 29 de setembro a 3 de outubro, na La Salle Universidad, na cidade espanhola, e teve como tema central Conexões Globais e Liderança Conectada. Do Rio Grande do Norte participaram o diretor 1º Tesoureiro da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec), Djalma Barbosa da Cunha Júnior; a diretora da FIERN e vice-presidente do Simetal, Tercina Suassuna; e o diretor de Relacionamentos e Associativismo da FIERN Jovem, Pablo Farias.
Durante cinco dias, os participantes acompanharam aulas magnas e workshops, conduzidas por professores da La Salle e especialistas internacionais, além de visitas de benchmarking e trocas de experiências em instituições como ESADE, Acció e Barcelona Tech City. Entre as visitas, destacaram-se também passagens pela Tech Barcelona, D Factory, NTT Data, Estrella Damm e Barcelona Health Hub.
O programa proporcionou reflexões estratégicas sobre o papel da liderança em um cenário de neoindustrialização, com aulas que abordaram temas como Indústria 5.0, inteligência artificial, inovação aberta e decisões baseadas em dados. Martin Longobuco, Isabel Bellot, Yuka Nakasone, Ignasi Villalobos, Tiago Abreu e Josep Piqué estiveram entre os professores convidados que apresentaram ferramentas e cases sobre como construir ecossistemas colaborativos e competitivos.
O evento contou com participantes do Distrito Federal e de oito estados: Bahia, Amazonas, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
Sobre o programa
O Programa IEL Educação Executiva Global é parte da trilha internacional promovida pelo IEL, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Boston Innovation Gateway (BIG). As três primeiras edições ocorreram em Boston (EUA), com atividades em instituições de excelência como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Hult International Business School.
Próximas edições
Para 2026, estão previstas novas edições em Boston (USA) e Xangai (China), ampliando a rede de conhecimento e conexões que fortalecem a liderança e a competitividade da indústria brasileira.










