São Gonçalo do Amarante celebra formação profissional em parceria com o SENAI-RN

27/10/2025   12h07

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante celebrou mais uma etapa importante na capacitação profissional. Na tarde da quinta-feira (23), foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados da área de alimentos dos cursos de aperfeiçoamento profissional que marcou a conclusão de um ciclo de formação para alunos de um total de oito turmas, quatro do curso de Fabricação de Bolos e quatro do curso de Tortas Decoradas e Fabricação de Salgados.

 

A solenidade, que contou com a presença de autoridades municipais e familiares dos formandos, contou com a presença do prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado; a diretora das escolas do SENAI, Amora Vieira; a supervisora pedagógica do SENAI e responsável pelas turmas, Geiza Revorêdo; e o instrutor da área de alimentos do SENAI, Manoel Rufino.

 

O prefeito Jaime Calado destacou a relevância das instituições de ensino profissionalizante para o desenvolvimento social e econômico. “Retomando a história, o presidente Getúlio Vargas ele criou o SENAI para treinar, para capacitar os brasileiros em toda a indústria. Depois criou o SENAC, essas instituições em si, são uma verdadeira luz para a indústria e para o comércio. Porque cada emprego que surge, surge para uma família inteira. O que nós estamos fazendo aqui, entre esses cursos que nós já entregamos, ainda tem mais, e nós não vamos parar aqui. Enquanto eu for prefeito aqui, não vai faltar curso de capacitação para valorizar o lugar e a vida do nosso povo”, garantiu o prefeito.

 

 

Amora Vieira, diretora das Escolas do SENAI Natal, reforçou a importância da união de esforços entre as instituições. “Concluímos hoje uma fase importante de formação de pessoas aqui em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O nosso foco foi na área de alimentos, então, o SENAI está aqui a partir de uma parceria importante com a Prefeitura, unindo esforços na formação de pessoas para trabalhar, para empreender. A formação profissional é sempre uma saída importante para quem quer evoluir, trabalhar, empreender”, pontuou Amora.

 

A supervisora pedagógica do SENAI, Geiza Revorêdo, celebrou os resultados e a capilaridade da formação. “Essa formação, considerando a aprendizagem dos alunos, ela entrega aos formandos, além da questão da possibilidade da empregabilidade, também permite o empreendedorismo no mercado de trabalho e na área de alimentos. E é muito importante, passamos por quatro comunidades, e em todas as comunidades, as turmas sempre fechadas, sempre com conhecimento, e os alunos participando de forma bem ativa”, afirmou a responsável pelas turmas.

 

O SENAI firma parcerias com prefeituras para oferecer qualificação profissional gratuita à população, através de projetos que capacitam profissionais, promovem empreendedorismo, aumentam a empregabilidade, e atendem públicos diversos.

 

 

As turmas formadas pelo SENAI contaram com participantes de diversas faixas etárias, refletindo o interesse generalizado pela qualificação. A formanda Luciene da Silva, de 40 anos, descreveu a experiência como “única”. “Foi uma experiência única. Só a disponibilidade do professor em passar tempo com a gente e trocar algumas experiências e aprendermos novas coisas já foi muito bom. Então, assim, foi uma experiência maravilhosa”, disse.

 

Para Jean Silva, 33 anos, que já é cozinheiro, a busca por aprofundamento é constante. “Foi muito gratificante fazer esse curso. Eu sou da área já, sou cozinheiro, mas, assim, eu tento mais me aprofundar, penso mais, de querer mais aprender. Que cozinha é assim, a gente nunca sabe de tudo, mas sim, cada dia é uma novidade. Para mim é uma honra muito grande fazer esse curso”, comentou.

 

 

Os jovens também demonstraram entusiasmo com a oportunidade. Vitor Gabriel, de 18 anos, do curso de Fabricação de Bolos e Salgados, expressou sua gratidão. “Gostei bastante, eu aprendi a arrumar de coisas, aprendi com um professor, eu o vi fazendo os produtos, e também aprendi em casa para fazer, aí agradeço muito o Senai, que me deu esse curso. Muito obrigado”, agradeceu.

 

Na mesma faixa etária, Gledson dos Santos, também de 18 anos, enxergou na capacitação uma ferramenta para o futuro. “Foi uma oportunidade muito importante para mim porque eu quero me qualificar melhor no mercado de trabalho. Então para mim e para outros jovens eu acho assim que é uma oportunidade muito importante. Quero dizer para os jovens que como eu foquem nos seus sonhos, nunca desistam e sejam vocês mesmos”, encerrou.

 

Para saber mais sobre os cursos, siga nossas redes sociais: @senairn

 

Texto e fotos: Jô Lopes – HIT SENAI RN