
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Mossoró) participou do lançamento do programa de Educação ambiental e Logística reversa do Recinfo-RN, realizado entre os dias 9 e 11 de fevereiro, da etapa de Educação Ambiental nas Escolas pelos municípios de Mossoró, Assú e Baraúna, no Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com o diretor estratégico da Recinfo-RN, Magnos Patrício, a ação faz parte do Projeto TecnoSustentável-RN, iniciativa contemplada com R$ 400 mil pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). Este é o maior valor destinado pelo edital vinculado ao Ministério das Comunicações para a gestão de resíduos eletrônicos no Nordeste.
Dando continuidade ao projeto, o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior, descreve que iniciativa contemplada quatro turmas totalmente gratuitas, nos horários de manhã e tarde, com os cursos de Reparos de Desktop Iniciação 40 horas e Montador e Reparador de Computadores com 160 horas, ambos 100% gratuitos para a comunidade em nossa unidade SENAI Mossoró.
“Os eventos de lançamento servem para integrar a equipe técnica da Recinfo-RN aos gestores escolares e autoridades municipais, definindo o cronograma de ações que ocorrerão durante todo o ano letivo”, diz Emery.
A programação aconteceu em Mossoró, no dia 09, na Estação das Artes; seguiu para Assú, no dia 10, no auditório da Secretaria de Educação; e encerrou na cidade de Baraúna, dia 11, na Câmara Municipal.
Além do diretor Emery Costa e equipe do SENAI Mossoró, participaram do evento a coordenadora de projeto da Secretaria Municipal de Educação, Missola Arezza; o diretor de Planejamento Estratégico da Recinfo-RN, Magnos Patrício; a diretora comercial da Recinfo-RN, Lourdes de Medeiros; o presidente da COOPERACREVI, Clécio de Carvalho; e a coordenadora de projetos socioambientais da Recinfo-RN, Larissa Magalhães.
A Recuperação de Materiais Metálicos Ltda (Recinfo-RN) é um centro de reciclagem e gestão de resíduos eletrônicos focado na coleta e destinação correta de lixo eletrônico. A empresa promove ações socioambientais, como o projeto “TecnoSustentável-RN” em todo o estado do RN.
De acordo com o interlocutor do projeto e agente de mercado do SENAI-RN, Alexandre Barreto, a iniciativa tem como foco central a conscientização sobre o descarte correto de lixo tecnológico e o fortalecimento da economia circular no Rio Grande do Norte.
“Além das atividades pedagógicas nas instituições de ensino, a iniciativa prevê a instalação de 35 ecopontos permanentes na região, sendo 20 em Mossoró, 10 em Assú e 5 em Baraúna. O trabalho também contempla a inclusão produtiva, oferecendo treinamento e valorização profissional para cooperativas de catadores locais”, diz.
Com 15 anos de atuação, a Recinfo-RN busca, com este projeto, consolidar um modelo de logística reversa que une responsabilidade ambiental e impacto social. O aporte financeiro da EAF é fruto de contrapartidas da implementação do 5G no Brasil, visando mitigar os impactos ambientais do descarte de equipamentos eletroeletrônicos em todo o país.
Para saber mais sobre as ações da instituição, siga nossas redes sociais: @senairn.
Por Jô Lopes HIT SENAI RN – Fotos SENAI 