
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou, na última quinta-feira (4), uma visita técnica prática à empresa Supermix, em Macaíba (RN). A visita faz parte do curso de Operador de Caminhão Betoneira e tem o objetivo de unir teoria à prática do processo produtivo na indústria.
De acordo com o instrutor do SENAI-RN, Dalvino Júnior, a visita faz parte do conteúdo programático do curso. “Esta é a parte prática, onde os alunos acompanham todo o carregamento, descarregamento e manuseio do próprio equipamento através desses caminhões betoneiras que são utilizados na indústria da construção civil, afirma.
Ao todo, 18 alunos participaram da visita, conheceram o caminhão fisicamente, aprenderam a manuseá-lo e conheceram a parte técnica da formulação do concreto.
Um caminhão betoneira é um veículo projetado para misturar e transportar concreto fresco de forma eficiente, mantendo-o homogêneo durante o percurso da central de produção até o canteiro de obras. Ele é importante para a construção civil, pois garante que o concreto chegue ao destino pronto para uso, com a consistência e a qualidade ideais para aplicação.
Para Dalvino, a visita tem uma ampla importância para formação dos profissionais. “Tanto para a questão da qualificação das pessoas interessadas e também para as próprias empresas que necessitam de profissionais qualificados”, acrescenta o instrutor.
“Trabalhamos o que as normas dizem sobre esse procedimento de operação do caminhão betoneira, trazendo para uma realidade bem próxima deles. Então, a aplicabilidade do que a gente vive em sala de aula teórica, juntando agora esse conhecimento com a parte prática, que é de fundamental importância para que esse conhecimento seja concretizado de forma que o entendimento seja amplo”, completa.
Para o aluno do curso Técnico em Edificações, Marcos França, que participa também do treinamento de betoneiro, a visita acrescenta vivência ao conhecimento. “Além do treinamento que a gente está fazendo, que é operação de betoneira, vimos toda a parte de segurança e de operação na sala de aula, e está vendo também aqui, diretamente na empresa, como que funcionam todos esses mecanismos da betoneira agrega muito valor ao nosso conhecimento”, diz.
O aluno destaca também que esse tipo de visita nas indústrias de materiais que são utilizados na Construção Civil, onde se produz o concreto propriamente dito, mostra o que será utilizado mesmo no trabalho.
“É muito importante ver a parte teórica e imediatamente a gente chegar a uma empresa que produz o concreto e ver como é feito. É extremamente importante para que a gente tenha esse contato com a realidade que o curso vai nos trazer quando a gente se formar. Então, esse contato, sempre que a gente tem com a parte prática da coisa, é extremamente importante para o enriquecimento da questão de conhecimento, da questão de contato propriamente dito, para que a gente saiba qual realmente é a realidade do curso de edificações que a gente está fazendo”, pontua o aluno.

Por Jô Lopes – HIT SENAI RN