SENAI-RN discute desafios e resultados do Brasil Mais Produtivo em workshop

28/01/2026   18h31

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) realizou, na manhã desta quarta-feira (28), o “Workshop B+P: Desafios e Melhorias”, com o objetivo de discutir aprimoramentos e avaliar os resultados da execução do programa Brasil Mais Produtivo (B+P) no estado. O encontro reuniu a equipe técnica da instituição e contou com a participação da coordenadora de Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional, Rangelia Coelho, que apresentou diretrizes do programa e destacou os resultados alcançados em 2025.

 

De acordo com a Pesquisa de Avaliação de Resultados do Brasil Mais Produtivo, com foco nos dados do Departamento Regional, o Rio Grande do Norte obteve 100% de avaliação positiva por parte das empresas atendidas nas consultorias realizadas no escopo do programa. Ao longo do último ciclo, 84 empresas foram beneficiadas.

 

A gerente de Educação do SENAI-RN, Simone Oliveira, explicou que o workshop teve como foco o alinhamento interno da equipe sobre o programa. “É importante que todos entendam a relevância do programa, a operacionalização, a necessidade do engajamento de cada área e da comunicação interna entre educação e tecnologias, já que é um programa que envolve esses dois eixos”, afirmou.

 

Segundo Simone, a presença do Departamento Nacional foi estratégica. “Eles são os coordenadores gerais do programa, dialogam diretamente com o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], com a ABDI [Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial] e com o Sebrae Nacional. A ideia é justamente trazer esse suporte para fortalecer o entendimento de todos”, completou.

 

Para a coordenadora de Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional, Rangelia Coelho, o encontro foi fundamental para equalizar informações e apresentar os resultados do estado. “A importância inicial é equalizar o entendimento sobre o programa, suas regras e metas. Fizemos essa discussão, esclarecemos dúvidas e trouxemos os resultados alcançados no Rio Grande do Norte, que estão muito bons. As metas nacionais só são atingidas quando cada departamento regional também alcança as suas”, destacou.

 

 

Já a analista de Educação do SENAI-RN, Aline Paris destacou os resultados obtidos pelas empresas potiguares. “No ano passado, atendemos 84 empresas e, para este ano, a meta é alcançar 120, tanto na área de manufatura enxuta quanto em eficiência energética. O ganho mínimo esperado era de 20% de produtividade, mas conseguimos uma média nacional de 49%. Isso mostra o potencial das empresas do estado e a efetividade do trabalho dos consultores no chão de fábrica”, avaliou. 

 

Brasil Mais Produtivo 

 

O Brasil Mais Produtivo é um programa voltado para micro, pequenas e médias empresas do setor industrial. Para participar, a empresa deve estar formalmente registrada, operar no Brasil e pertencer ao setor industrial. 

 

A iniciativa oferece consultoria especializada, suporte técnico personalizado, ferramentas de transformação digital, soluções para eficiência energética e metodologias de gestão, contribuindo para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das empresas. 

 

As empresas participantes são conectadas a parceiros executores e passam a obter ganhos como aumento da produtividade, redução de desperdícios, melhoria da eficiência energética, processos mais ágeis, aprimoramento da qualidade de produtos e serviços e maior competitividade no mercado.