SENAI-RN participa de Seminário Nacional de Bibliotecas e Encontro do Sistema SENAC, em São Paulo

4/12/2025   11h58

 

O bibliotecário Nele Nelson Machado, da Biblioteca SENAI Natal, participou da XXIII edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), um dos mais relevantes eventos da área no Brasil. O encontro, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, ocorreu de 17 a 20 de novembro, com várias atividades relacionadas ao segmento. O evento contou com mais de mil profissionais de todo o Brasil.

 

“O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias reuniu profissionais de todo o país para um debate aprofundado sobre tendências, tecnologias e desafios das bibliotecas acadêmicas na era contemporânea”, diz Nele Nelson.

 

Entre os temas estratégicos discutidos, destacaram-se: Inovação e Transformação Digital; Inteligência Artificial aplicada a serviços bibliotecários; Ciência Aberta; Preservação e Gestão de Acervos; Práticas de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão; Métricas de Impacto Científico; Bibliotecas como Espaços de Aprendizagem e Cultura; e Políticas de desenvolvimento de coleções em ambientes híbridos.

 

Além da participação no SNBU, ele esteve também no II Encontro Nacional de Bibliotecas do SENAC. O evento complementar reuniu cerca de 80 bibliotecários de todo o Sistema SENAC.

 

O ponto alto do encontro foi a palestra do escritor Gabriel Dualiby, que abordou o tema Cultura Digital. “Dualiby enfatizou as mudanças profundas nos modos de produzir, acessar e compartilhar informação no cenário contemporâneo, um debate crucial para a atuação das unidades de informação”, conta Nelson.

 

A participação nos eventos reflete o compromisso do SENAI-RN e do Sistema FIERN com a atualização constante e o alinhamento às tendências nacionais do setor. “A busca por práticas inovadoras visa fortalecer a atuação das bibliotecas como agentes essenciais de educação, tecnologia e transformação social, garantindo que os serviços oferecidos estejam em sintonia com o que há de mais moderno e relevante no cenário biblioteconômico e educacional do país”, conclui.

 

 

Jô Lopes - HIT SENAI RN - Fotos SENAI-RN