
O Projeto Ecocycle: Caminhos para Sustentabilidade, desenvolvido em Mossoró com foco na conscientização sobre o descarte de resíduos e estímulo a soluções para mitigar impactos ambientais, é um dos que receberão o Selo
O SENAI-RN terá 14 projetos reconhecidos com o Selo ODS Educação 2025, certificação que estimula a participação de instituições de ensino brasileiras no cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU – pacto global para o alcance de objetivos como redução de desigualdades e promoção do desenvolvimento sustentável até 2030.
Os projetos foram realizados nos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal e Mossoró. São programas de qualificação profissional, feiras, podcasts, entre outras atividades dentro e fora de sala de aula voltadas à sustentabilidade, à diversidade, inclusão, cidadania, saúde e segurança.
Esta é a segunda vez em que a instituição é agraciada. Em 2024, o Selo ODS Educação foi conferido à formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos, realizada em parceria com a empresa AES Brasil.
De acordo com o Instituto Selo Social, responsável pela certificação, a iniciativa reconhece organizações educacionais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimula ações voltadas ao cumprimento da Agenda 2030, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade.
Nesta edição, 129 instituições de ensino de todo o país serão certificadas com o Selo. A lista oficial foi divulgada nesta segunda-feira (17), e a cerimônia nacional de certificação está prevista para 2026, em Recife (PE).

O PSAI IntegraAção, com qualificação em Natal voltada a pessoas com deficiência, a exemplo do curso gratuito de Assistente Administrativo promovido com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil, também será reconhecido
Reconhecimento
“O Selo ODS Educação é um reconhecimento que sugere que estamos no caminho certo, buscando dar contribuições à sociedade sem deixar ninguém para trás”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
“As iniciativas que tivemos selecionadas simbolizam a busca por gerar oportunidades para todos, por meio da educação, olhando a sociedade de forma inteira e com o compromisso de estimular comportamentos que agregam, de fato, ao ambiente industrial”, complementa.
Em Natal, um dos projetos reconhecidos qualificou mulheres trans em pintura de obras para o setor da construção civil.
A ação integrou um acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) e o SENAI-RN, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP-RN), com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e empreendedorismo para pessoas privadas de liberdade, promovendo a reintegração social e a redução da reincidência criminal no estado.
A capacitação foi inserida no Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que tem o objetivo de promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas, visando à inclusão na educação profissional e à ampliação do acesso ao mercado de trabalho.

Em Natal, outro projeto selecionado qualificou mulheres trans, na Cadeia Pública de Natal, em pintura de obras para o setor da construção civil
Outras iniciativas englobadas no programa receberão o Selo: o PSAI IntegraAção, que incluiu um curso de Assistente Administrativo para a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB-RN), e o projeto Diversa, uma história em quadrinhos (HQ) criada por alunos e instrutores para tratar de inclusão e diversidade.
“Participar do Selo ODS é incentivar que práticas de educação sejam divulgadas e que estratégias como essas sejam compartilhadas”, observa a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal, Amora Vieira. “Fortalecer essas ações proporciona à comunidade escolar uma participação coletiva, de criação de ideias, de conexão com parceiros e traz a essência da nossa missão de formar, de incluir e de conectar”, complementa.
Em Mossoró, os projetos reconhecidos destacam a integração entre educação profissional, sustentabilidade e responsabilidade social. Parte das iniciativas envolveu reciclagem e reuso de resíduos, a partir de realidades identificadas no cotidiano do Centro de Ensino do SENAI e do entorno. Papel usado, canos de PVC e madeira ganharam novos usos em atividades conduzidas por instrutores e alunos, dando origem a luminárias, peças artísticas, objetos decorativos e trabalhos com lettering, desenvolvidos em sala de aula.
“A conquista do Selo ODS reconhece um compromisso da escola que vai além do conteúdo dado em sala de aula”, avalia o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Junior. “Mostra que a instituição forma cidadãos conscientes, responsáveis, preparados para os desafios do mundo moderno, alinhando também a questão do ensino aos valores de práticas sustentáveis e fortalecendo a credibilidade do ensino do SENAI”, frisou ainda.

No Projeto Letras Vivas, também em Mossoró, sobras de madeira que seriam descartadas viraram quadros, chaveiros e outras peças em que foi aplicada a técnica de lettering, que transforma palavras em composições visuais. Foco: a arte com uma perspectiva ecológica
SAIBA MAIS – PROJETOS RECONHECIDOS
Veja, a seguir, iniciativas desenvolvidas por instrutores e alunos do SENAI-RN que receberão o Selo ODS Educação 2025:
PSAI IntegraAção
Qualificação voltada a pessoas com deficiência, a exemplo do curso gratuito de Assistente Administrativo promovido com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil. Foco: educação de qualidade e oportunidade para todos.
Formação profissional para mulheres trans privadas de liberdade
Curso de pintura de obras para mulheres trans, em projeto que busca ampliar oportunidades de emprego e empreendedorismo para pessoas privadas de liberdade. Foco: Educação de qualidade, reintegração social e redução da reincidência criminal.
Feira Criativando – ODS em Ação
Realizada em Mossoró, a Feira incluiu palestra, roda de conversa e mostra de projetos sustentáveis desenvolvidos em sala de aula, além de vendas de produtos recicláveis feitos pelos alunos. Foco: promoção da consciência ambiental, social e empreendedora.
Projeto RENOVA: Reutilize, Reinvente, Ilumine
Canos de PVC antes descartados de forma inadequada foram usados para produzir itens como luminárias e peças decorativas. Foco: potencial da economia circular na educação profissional e tecnológica.
Projeto Ecocycle: Caminhos para Sustentabilidade
Transformou materiais como garrafas PET, vidro, palitos de picolé e embalagens em matérias-primas para objetos de decoração e outros produtos. Foco: conscientização sobre o descarte de resíduos e estímulo a soluções para mitigar impactos ambientais.
Projeto Letras Vivas: Letras que transformam, arte que encanta
Sobras de madeira que seriam descartadas viraram quadros, chaveiros e outras peças em que foi aplicada a técnica de lettering, que transforma palavras em composições visuais. Foco: a arte com uma perspectiva ecológica.
Projeto Euca Arte: A arte que transforma, a natureza que revive
Deu novo destino a papel descartado pelo Centro do SENAI em Mossoró, transformando páginas de livros antigas, revistas, jornais e folhas avulsas em papeis orgânicos, bloquinhos de anotações e marcadores de páginas. Foco: consciência ambiental e criatividade.
Podcast DivasPodTec
Podcast abriu espaço para meninas e mulheres das áreas STEAM, que incluem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Foco: visibilidade e fortalecimento da participação feminina em frentes onde ainda está sub representada.
Projeto Café com SST: Reflexões, experiências e saberes
Promoveu encontros sobre saúde e segurança no trabalho, como forma de ampliar o repertório dos participantes sobre essas áreas no ambiente de trabalho. Foco: Fortalecimento da formação, estimulando o diálogo entre o ensino e o mercado.
Projeto TRÍADE DA SEGURANÇA: Prevenir, Proteger e Praticar
Capacitou alunos do SENAI e da rede pública de ensino em práticas de prevenção e resposta a emergências, incluindo primeiros socorros, combate a incêndio e trabalho em altura. Foco: Integração e fortalecimento da consciência sobre segurança e cidadania.
Projeto Absorvendo Amor
Campanha social e pedagógica, arrecadou absorventes e sabonete líquido para doação a mulheres em situação de vulnerabilidade, a partir da identificação da escassez de itens básicos para mulheres privadas de liberdade. Foco: cidadania e direitos humanos.
Desafio do Bem
Ação social mobilizou a comunidade escolar para arrecadar alimentos, roupas e produtos de higiene para famílias em vulnerabilidade social. Foco: União da educação profissional e da responsabilidade social, com engajamento e fortalecimento de valores de cidadania.
Podcast Entrevias: Conscientização e Segurança no Trânsito
Abordou segurança viária, prevenção de acidentes e primeiros socorros, mobilizando alunos para reflexões e aprendizado sobre práticas de trânsito seguro e cidadania. Foco: Conscientização sobre os temas e construção de uma comunidade mais segura.
Diversa
História em Quadrinhos (HQ) produzida por alunos sobre inclusão e diversidade, como forma de estímulo ao diálogo, combate a preconceitos e valorização de talentos diversos. Foco: Educação de qualidade e oportunidade para todos.
Texto: Renata Moura
Fotos: Divulgação / SENAI-RN