SESI implementa programa para identificar impactos da pandemia na aprendizagem

27/06/2023   16h39

 

A pandemia pode ter chegado ao fim, mas os impactos na educação brasileira serão conhecidos nos médio e longo prazos. O ensino remoto trouxe diversos desafios de aprendizagem e de desenvolvimento socioemocional. Mas quais os reais prejuízos desse período de educação on-line? Avaliação Diagnóstica feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI) já mostra algumas lacunas: estudantes dos anos iniciais têm conhecimentos avançados em português e matemática, enquanto os anos finais e ensino médio estão abaixo do esperado.

 

Em 2022, a rede implementou o Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (Passe). O programa prevê três avaliações, além de dois simulados voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A primeira etapa, da Avaliação Diagnóstica, ocorreu entre 27 de fevereiro a 10 de março deste ano.

 

Foram aplicadas mais de 200 mil avaliações que contemplaram língua portuguesa e matemática para todas as séries do ensino fundamental e médio. Cerca de 101 mil estudantes de 24 estados e do Distrito Federal participaram da prova, que também contou com uma aplicação digital para agilizar o processo de correção. Ao todo, 36.243 estudantes realizaram a avaliação no formato on-line.

 

Para o analista de Educação Básica do SESI Matheus Lincoln, o programa é positivo para mapear o que os alunos aprenderam de verdade. “Nos adaptamos rapidamente ao ensino remoto, mas não tínhamos a certeza de até que ponto foi efetivo. Antes a gente dizia: ‘a gente sabe que os alunos têm que recuperar, mas recuperar o quê?’. Daí o Passe trouxe clareza”, pontua.

 

Os alunos do 3º ano, por exemplo, têm conhecimentos adequados em língua portuguesa e básicos em matemática. Com as análises e gráficos em mãos, diretores e professores podem trabalhar de maneira individualizada para recuperar o tempo perdido.

As provas de português e matemática são corrigidas da mesma forma que o Enem, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que consegue medir o nível de proficiência dos estudantes, identificando coerência pedagógica nas respostas e eliminando os “chutes”.

 

Adaptações

Segundo Lincoln, melhorias serão implementadas para a próxima avaliação do Passe, o Avalia SESI, que vai verificar se as lacunas identificadas com a avaliação diagnóstica já foram supridas.

Para as escolas com aplicação digital, serão implementadas uma série de estratégias de segurança para a prova ser mais confiável. O Avalia SESI será aplicado de 12 de junho a 21 de julho e incluirá provas de ciências e humanidades. Por fim, os alunos responderão um questionário de clima escolar.

“É importante fazer levantamento de como está a relação com as escolas e olhar para questões socioemocionais. Se a gente tem situações de violência, de ambiente não positivo, temos que tornar as escolas locais favoráveis à aprendizagem”, explica Matheus.

Para Denize Farias Marques, gerente de Educação Básica do SESI-DF, o desafio vai ser maior com mais duas áreas de conhecimento na próxima etapa. “Isso vai dar um resultado melhor ainda, vai propiciar depois das férias fazer uma intervenção mais completa e entender melhor quais são os desafios pro segundo semestre”, opina.

 

Fonte: CNI