SESI-RN amplia atuação e consolida integração entre saúde, educação, cultura e tecnologia

7/01/2026   15h23

 

Ao longo do ano, o SESI-RN realizou uma série de eventos e ações em Cultura – Foto: Cynthia Campos

 

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) inicia 2026 com resultados que reforçam sua presença junto ao setor industrial e ampliam o alcance de ações voltadas à comunidade. Ao longo do último ano, a instituição consolidou iniciativas nos eixos de saúde, educação e cultura, alinhadas às demandas do mundo contemporâneo, como o uso de tecnologias educacionais, a atenção à saúde mental no ambiente corporativo e a valorização da cultura como instrumento de aproximação social.

 

Os avanços refletem uma estratégia de expansão de atendimentos, tanto por meio de serviços in company, voltados diretamente às indústrias, quanto pela ampliação da oferta em clínicas, escolas e projetos itinerantes, avalia a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, que assumiu o cargo em janeiro de 2025. “Entendi que a minha missão ao chegar aqui foi abrir as portas do SESI para as pessoas e fazer com que as pessoas conhecessem mais os serviços e os projetos que ofertamos”, afirma.

 

Com os resultados do ano passado, o SESI-RN projeta um novo ciclo de expansão. Entre os projetos estratégicos estão a implantação de uma escola em Currais Novos, no Seridó potiguar, e a instalação de uma clínica em Caicó. “As perspectivas que temos para esse ano são os projetos estratégicos como a construção de uma nova escola de referência em Currais Novos, município do Seridó potiguar, a Clínica de Caicó. Acredito que serão projetos bem audaciosos”, destaca Danielle Mafra

 

Educação tecnológica e protagonismo internacional

 

Na educação, 2025 foi marcado pelo fortalecimento das ações em educação tecnológica. O SESI-RN lançou a Unidade Móvel de Inteligência Artificial e Tecnologia, que deve iniciar suas atividades em janeiro de 2026, com um roteiro por municípios potiguares para democratizar o acesso à educação digital e ao uso de ferramentas de IA.

 

A iniciativa se soma ao trabalho já desenvolvido nas escolas do SESI, que contam com robótica educacional e disciplina de Inteligência Artificial no Ensino Médio. “Esse investimento resultou em conquistas expressivas, como a participação da equipe Bat Tech no European Premier Event, principal competição europeia de robótica, realizada em Eindhoven, na Holanda”, destacou a superintendente.

A equipe, formada por seis estudantes do Ensino Médio da SESI Escola em São Gonçalo do Amarante, representou o Brasil em um dos principais polos tecnológicos da Europa, com cada integrante exercendo funções específicas no desenvolvimento dos robôs utilizados nas provas.

 

Cultura como elo com a comunidade

 

A cultura se manteve como um dos pilares da atuação institucional ao longo do ano. A temporada de espetáculos natalinos da SESI Big Band percorreu diferentes regiões do estado, com apresentações em Caicó, Santa Cruz, Mossoró e encerramento na Catedral Metropolitana de Natal. Ao longo do ano, o Circuito Cultural reuniu a Big Band e diversos artistas, levando música a públicos da capital e do interior.

 

Além dos festivais itinerantes, o SESI Solar Bela Vista consolidou-se como polo cultural e espaço de aprendizado, com a realização de cursos e oficinas de música, dança e artesanato.

 

Já o programa Carreiras Criativas ampliou o acesso à formação cultural, com oficinas gratuitas de fotografia, audiovisual, grafite, dublagem, ecocena e comunicação criativa em Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante, beneficiando jovens e adultos ao longo de 12 semanas de atividades.

 

Bem-estar e integração nacional

 

A promoção da saúde e do bem-estar esteve também no centro das ações da instituição com a realização da 1ª Corrida Nacional do SESI, em Mossoró. O evento reuniu mais de mil corredores no Aeroporto Dix-Sept Rosado e integrou uma mobilização nacional coordenada pelo Departamento Nacional do SESI, realizada simultaneamente em 22 estados. Ao todo, mais de 35 mil pessoas participaram da corrida em todo o país.

 

Na área de saúde, a SESI Clínica Natal avançou na ampliação dos serviços, que passou a ofertar novas especialidades, como alergologia, imunologia, check-up imunológico e alérgico, nutrição, fisioterapia, pilates, além das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

 

Já no final de 2025, o SESI-RN formou equipes escolares para atuação na Brigada de Proteção Psicológica nas unidades de Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante. O projeto, contemplado pelo edital nacional Conexão SESI 2025, por meio do apoio do Conselho Nacional do SESI, tem como proposta capacitar educadores para identificar sinais de sofrimento mental e oferecer acolhimento inicial a alunos e colegas.

 

A iniciativa fortalece a atuação da instituição na promoção da saúde integral do trabalhador industrial e dos estudantes, com atenção especial à saúde mental, tema cada vez mais presente no cotidiano das empresas e escolas.

 

A ampliação dos atendimentos também acompanha os novos desafios regulatórios do setor produtivo. Segundo Danielle Mafra, o foco em normas como a NR-1 integra uma estratégia mais ampla de apoio à indústria em 2026. “Nunca se falou tanto na importância do desenvolvimento de pessoas para a produtividade das empresas. E eu acho que é um assunto que precisamos pontuar bem. Então estamos muito focados em trabalhar forte com isso e eu tenho certeza que faremos um grande trabalho”, completou a superintendente.