
A superintendente regional do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), Danielle Mafra, recebeu representantes da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada para tratar da formalização de uma parceria voltada à oferta do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) a jovens que ingressam no Exército Brasileiro sem a conclusão do ensino médio. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na Casa da Indústria.
A proposta é possibilitar que esses jovens tenham acesso à conclusão da educação básica por meio do EJA ofertado nacionalmente pelo SESI, contribuindo para a ampliação da escolaridade e para melhores perspectivas de inserção no mercado de trabalho ao final do período de serviço militar.
Durante a reunião, Danielle Mafra destacou o papel social do SESI na promoção da educação e avaliou, ainda, oportunidades futuras de cooperação, incluindo parcerias voltadas à implantação do ensino tecnológico, por meio da unidade móvel de Inteligência Artificial. A iniciativa busca preparar os jovens para o mercado de trabalho e para a indústria, aliando escolarização e qualificação profissional. “O SESI assume sua função social ao contribuir com a escolarização de jovens, garantindo acesso a um ensino médio de qualidade por meio do nosso EJA”, afirmou.
O assessor de Gestão da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Luiz Paulo, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens militares. “Para nós, é uma oportunidade contar com o SESI e sua expertise. Essa parceria permite capacitar esses jovens e oferecer uma real possibilidade de mudança de vida”, disse.
Segundo o coronel, aproximadamente 10% dos jovens que ingressam na unidade não concluíram o ensino médio, mas veem no Exército uma oportunidade de transformação. “Buscamos, por meio da capacitação, que esses jovens saiam do serviço militar com o ensino médio concluído e com uma profissão”, completou.
A iniciativa se conecta com o projeto Projeto Soldado Cidadão, que há 25 anos prepara jovens militares para a vida profissional após o serviço obrigatório. A iniciativa conta com a parceria da FIERN e do SENAI-RN, responsáveis pela oferta, ao longo do ano, de cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, ampliando as perspectivas de empregabilidade dos participantes.
Também participaram do encontro, a coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, e o capitão Marco Cabral.
EJA tem matrículas abertas o ano todo
O curso EJA do SESI é ofertado na modalidade a distância e atende trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral. As matrículas são gratuitas, podem ser realizadas ao longo de todo o ano e estão disponíveis para interessados em concluir o Ensino Fundamental, a partir dos 15 anos, e o Ensino Médio, a partir dos 18 anos.
As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio do link: tinyurl.com/2epxumtb. Para efetivar o cadastro, é necessário apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, número do PIS, além de e-mail e telefone para contato.
Com uma proposta pedagógica que valoriza os saberes adquiridos ao longo da vida, a Nova EJA do SESI oferece um percurso de aprendizagem flexível e personalizado. O SESI integra a maior rede privada de ensino do país e utiliza material didático próprio, com foco na formação integral e na preparação para o mercado de trabalho. A metodologia permite a conclusão do curso em até 13 meses, com reconhecimento da experiência prévia do estudante e uma abordagem conectada à carreira e à empregabilidade.