
“Levem a vontade de tentar, a coragem de buscar a vitória e, acima de tudo, a certeza de que cada passo conta”. Essa foi a mensagem do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, aos 141 jovens que concluíram o ensino médio na Escola SESI São Gonçalo do Amarante e receberam, na noite de quinta-feira (18), o certificado de conclusão de curso durante cerimônia no Solar Bela Vista.
“Nesta solenidade, vocês recebem mais do que um diploma. Este é o momento que marca a demonstração de que estão preparados para dar um passo à frente, escolher a profissão e ir ao encontro dos novos desafios para os quais estão capacitados”, ressaltou Serquiz.
O presidente da FIERN lembrou que a solenidade marca também o encerramento do ciclo de formatura, deste ano, dos alunos das três escolas do SESI no Rio Grande do Norte – em Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Nas três unidades, 324 alunos concluíram o ensino médio.

Os certificados foram entregues pelo presidente da FIERN, pela superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, pela coordenadora de Educação, Ana Karenine Medina, pelo gerente da Escola, Anderson Vieira, e pelo professor Fernando Laerty Ferreira Fonseca, padrinho das turmas concluintes. A cerimônia foi marcada por alegria, entusiasmo e confiança dos estudantes na formação adquirida.
“Depois de toda comemoração, sabemos que vocês terão a mesma responsabilidade, entusiasmo e determinação nas próximas etapas de suas trajetórias”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias. Ele destacou a conquista dos jovens na conclusão dessa fase de suas formações em uma escola de referência e os conhecimentos e vivências que levam para o prosseguimento de suas trajetórias acadêmica e profissional.
“A conquista é individual, mas devem valorizar cada pessoa, entre educadores e familiares, que estendeu a mão nos momentos mais necessários. Por isso, não devem esquecer o papel que tiveram professores, pais, enfim, cada um que contribuiu para essa conquista”, acrescentou.
Durante o pronunciamento, ele lembrou que, agora, chega o momento importante da escolha profissional. “Vocês terão a oportunidade de fazer essa relevante escolha, para a qual deverão usar sua capacidade, suas competências e talento. E, integrados ao ambiente profissional, levem sempre a vontade de tentar, a coragem para vencer e a certeza de que cada passo conta”, salientou.

Neste ano, as unidades da SESI Escola em Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, juntas, certificaram 324 alunos concluintes do ensino médio. “Celebramos nesta quinta-feira um ciclo com mais de 320 alunos formados nos municípios nos quais o SESI tem escolas no Rio Grande do Norte”, destacou a superintendente do SESI-RN. “Este é um momento de muita felicidade porque, para esses jovens, não é um encerramento, mas sim um marco que demonstra que estão preparados para a continuidade, pois tiveram todo o suporte do SESI com uma formação de qualidade”, ressaltou Danielle Mafra.
A coordenadora de Educação do SESI-RN pontuou que a formatura é relevante para a educação do Estado. “É de extrema importância para a educação, não só do SESI, mas do Rio Grande do Norte. Entregamos à sociedade 141 alunos preparados para o mercado de trabalho. São jovens capacitados, com desenvoltura e competência para uma atividade profissional e uma trajetória promissora”, afirmou Karenine Medina.

Fotos: Shirley Queiroz