SICRAMIRN apresenta impactos da Reforma Tributária para o setor de bebidas

12/02/2026   18h24

O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (SICRAMIRN) atualizou seus associados sobre o andamento da Reforma Tributária, que entrou em período de transição neste ano. O contador e consultor do sindicato, Ricardo Matos, falou sobre a medida durante reunião do sindicato, na tarde desta quinta-feira (12), na Casa da Indústria.

 

De acordo com o especialista, a Receita Federal utilizará as informações prestadas pelas empresas neste período para fazer uma média por segmento, como água e refrigerante, para chegar à alíquota final, que se espera que seja em torno de 27,5% a 28% para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) somados.

 

 

“Não se pode ver a reforma tributária como uma mudança fiscal. É, na verdade, uma grande reforma econômica, a maior desde o Plano Real, e este ano de 2026 é o ano base, que vai iniciar mudanças, mas também servir como definição para os próximos anos”, comentou Matos.

 

O presidente do SICRAMIRN, Joafran Nobre, destacou a importância de trazer a atenção dos associados para o tema. “Hoje tivemos uma breve explanação do estado da reforma tributária e vamos estar disponíveis para tirar as dúvidas dos associados sobre esse importante tema”, afirmou.

 

 

A reunião contou com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, que é empresário do segmento de água mineral e associado ao SINCRAMIRN. Ele ressaltou a importância do debate sobre a reforma tributária para o setor. “O tema ainda tem muitas incertezas para os empresários e exige a análise e atenção de cada empresário com seus profissionais de contabilidade”, disse.

 

Além do debate, também foi apresentado o Curso de Boas Práticas de Laboratório, realizado pelo SENAI-RN e que o SICRAMIRN oferecerá aos associados dentro do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi). O curso acontece nos dias 25 de fevereiro, 4 e 11 de março e terá 40 vagas para responsáveis técnicos e técnicos laboratoriais das indústrias.