
O Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do RN (SINDIPLAST-RN) realizou, nesta quinta-feira (26), a entrega de materiais destinados à confecção de próteses mamárias externas para mulheres em tratamento contra o câncer. A doação foi feita à Casa de Apoio Irmã Gabriela, mantida pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer. A entrega foi feita pela presidente do SINDIPLAST-RN, Maria da Conceição Rebouças Tavares, e da vice-presidente, Marize Duarte Tavares de Araújo Paula. Ao todo, foram doados 125 quilos de polietileno importado, além de tecido antialérgico, também utilizado na produção das próteses.
Segundo a presidente do sindicato, esta é a terceira edição da iniciativa, que neste ano foi ampliada. “Há três anos realizamos esse projeto e, desta vez, ampliamos a doação, o que certamente permitirá um aumento na confecção das próteses. Essa iniciativa contribui para que as mulheres possam se sentir melhor, o que colabora para o êxito do tratamento”, afirmou.

Conceição Tavares também destacou o apoio do Programa de Meritocracia do Sistema FIERN, que contribui para a viabilização de projetos sociais da entidade. Ela lembrou ainda que o Sindicato mantém outras ações solidárias junto à Casa de Apoio Irmã Gabriela, como a doação de leite em pó. A presidente do SINDIPLAST também citou a parceria com o Rotary Centenário.
A vice-presidente do SINDIPLAST-RN salientou os resultados já alcançados pelo projeto. “Estamos fazendo essa entrega pelo terceiro ano consecutivo e há números importantes a destacar: 717 próteses mamárias foram confeccionadas em 2025 por voluntárias com o material doado pelo sindicato”, informou.
Ela explicou que cada prótese é produzida com o polietileno pesado com precisão, de acordo com a indicação do especialista médico responsável pelo acompanhamento da paciente.
“É um projeto muito importante, que mostra como o plástico pode ser um aliado quando bem utilizado. Além de resgatar a autoestima da mulher, a prótese contribui para assegurar a postura correta, já que a mama tem papel importante nesse aspecto”, disse Marize Duarte Tavares de Araújo.
A ação integra o calendário de responsabilidade social do sindicato. “Essa é mais uma iniciativa do ‘Plástico do Bem’”, destacou a dirigente.
Para a tesoureira do Rotary Centenário, Maria Josineide, a parceria fortalece o trabalho de apoio às pacientes. “Essa parceria com o SINDIPLAST é relevante ao servir e ajudar essas mulheres”, afirmou.