SINDISORVETE-RN e Hemonorte realizam campanha para incentivar doações de sangue

26/11/2025   15h11

 

O Sindicato das Indústrias de Sorvetes e Congelados do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN) promove, nesta quarta-feira (26), em parceria com o Hemonorte, a campanha “Doe Sangue com Mais Sabor”. A iniciativa, que chega à sua segunda edição, integra a Semana do Doador e tem como objetivo incentivar o aumento das doações de sangue no estado e reforçar os estoques do Hemonorte, responsável pela coleta e distribuição de sangue para a rede hospitalar e demais unidades de saúde do Rio Grande do Norte.

 

“É gratificante realizar essa ação em parceria com o Hemonorte. Este é o segundo ano da iniciativa, uma ação social com a qual estimulamos as pessoas a fazerem suas doações”, afirmou a presidente do SINDISORVETE-RN, Zauleide Queiroz. Ela acrescentou que a campanha é relevante diante da necessidade de ampliar e repor o estoque no Hemonorte. “Há necessidade hoje no estado de incentivar as doações. Buscamos contribuir para que consigamos resultados satisfatórios”, afirmou.

 

Zauleide Queiroz destacou também a participação das empresas filiadas ao SINDISORVETE-RN. “Quero agradecer aos associados, porque a maioria se interessa bastante pela participação. É um momento solidário”, disse.

 

 

 

A diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, salientou que a parceria com o SINDISORVETE-RN é oportuna e ressaltou a importância da atuação das empresas na campanha. Ela disse também que, ao contribuir, essas empresas são reconhecidas pela atuação solidária.

 

 

 

A campanha teve início às 7h desta quarta-feira e prossegue até as 17h30 na sede do Hemonorte, em Natal. Durante a ação, os doadores que comparecerem ao hemocentro serão presenteados com picolés de frutas oferecidos pelas indústrias associadas ao sindicato, como forma simbólica de agradecimento pelo gesto solidário que salva vidas. Uma doação pode ajudar até quatro pessoas.

 

A ação conta com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN (UDI) e busca aproximar o setor produtivo das iniciativas de promoção à saúde e cidadania.

 

A Semana do Doador de Sangue segue até sábado (29) com ações voltadas para homenagear voluntários, atrair novos doadores e reforçar a importância da doação regular para manutenção dos estoques.

 

Critérios para doação

 

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. O doador deve apresentar documento oficial com foto, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e aguardar duas horas caso tenha almoçado.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o processo de doação inclui entrevista e triagem que avaliam o estado de saúde do voluntário. Não podem doar pessoas com diagnóstico de doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, sífilis e hepatites. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, e mulheres até três vezes, com intervalo mínimo de três meses.