Sindmóveis Mulher é lançado para ampliar a participação feminina na indústria moveleira potiguar

21/10/2025   16h45

 

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a presença feminina na indústria moveleira do Rio Grande do Norte, o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado (SINDMÓVEIS-RN) lançou, nesta terça-feira (21), o Sindmóveis Mulher. A iniciativa busca promover um espaço de diálogo, capacitação e representatividade para as mulheres que atuam no setor.

 

A 1ª Reunião do Sindmóveis Mulher reuniu cerca de 20 empresárias e colaboradoras na Casa da Indústria, em formato híbrido, para apresentar o propósito do novo grupo e discutir estratégias voltadas ao empreendedorismo feminino e à expansão da participação das mulheres no segmento moveleiro.

 

“Fico muito feliz em ver essa mesa repleta de mulheres. O nosso intuito é começar uma história onde, juntos, possamos construir novos caminhos”, destacou o presidente do SINDMÓVEIS-RN, Ney Robson. “É de suma importância mostrar para Natal que a mulher tem protagonismo dentro do segmento moveleiro”, completou.

 

Durante a reunião, Gessica Araújo assumiu a diretoria do Sindmóveis Mulher, reforçando o compromisso de ampliar as oportunidades e o engajamento feminino no setor. “Estou muito feliz pelo convite e pela confiança. Quero interagir com todas e desejo que muitas coisas se realizem. Vamos alinhar todas as possibilidades e construir juntas esse movimento”, afirmou.

 

O encontro contou também com a participação da empresária e palestrante Rita de Cássia, fundadora da Ébano – Móveis Planejados de Alto Padrão e Luxo, e de Érica Risso, sócia-proprietária da Risso Movelaria, de São Paulo.

 

Ambas compartilharam suas trajetórias e destacaram a importância de investir em conhecimento e fortalecer a presença digital como ferramentas para o crescimento e a visibilidade das empresas.

 

Elas trouxeram ainda relatos inspiradores. Érica Risso contou que iniciou sua trajetória na marcenaria para ajudar o marido e acabou descobrindo uma vocação. “No meio da necessidade, começou a nascer o amor”, relatou.

 

Já Rita de Cássia, arquiteta e dona da maior marcenaria de luxo do Mato Grosso do Sul, lembrou que começou trabalhando com o pai até fundar o próprio negócio. “As maiores barreiras não foram do mercado, mas no casamento, em fazer meu marido me enxergar como sócia”, disse.

 

O encontro criou um espaço de trocas, aprendizado e valorização, reunindo empresárias e profissionais do setor em torno de pautas como gestão, vendas, marketing, branding, acompanhamento de obras e otimização de processos.

 

Fotos: Shirley Melo