Os alunos do curso de Gestão Humanizada receberam os certificados de conclusão em cerimônia realizada nesta segunda-feira (7), na Casa da Indústria, em Natal. A solenidade contou com a presença de representantes do Sistema FIERN, familiares dos formandos e representantes das empresas associadas ao sindicato. A formação foi promovida pelo Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN).
Ao todo, 29 colaboradores de nove empresas vinculadas ao sindicato participaram do curso, ministrado pelo consultor do IEL-RN, Saulo Diniz, na sede do SENAI-RN. A formação teve como foco o desenvolvimento de habilidades de liderança voltadas para uma gestão mais empática e eficiente, abordando temas como escuta ativa, gestão de pessoas, ética, motivação e relacionamento interpessoal.
Participaram da capacitação colaboradores das empresas Oleum Biocombustíveis, Mossorocap Pneus, Sollido RN, Recinfo RN, Brasstubos, Indama, Tropical Coco, Duarte Usina e Reciaço.
O presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, agradeceu aos presentes e ao apoio das instituições do Sistema FIERN. “É com muita alegria e satisfação que estamos hoje aqui para finalizar esse primeiro curso do sindicato, mas que venham outros mais e que a gente possa levar para todos os nossos associados a interação, esse conhecimento que vai fazer a diferença”, afirmou.

Ele também destacou a importância da capacitação como ferramenta para a retenção de talentos nas empresas. “É preciso que a gente entenda que as diferenças existem, mas se forem bem tratadas, tornam-se pequenas diante dos problemas que podemos evitar”, completa.
Representando o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado, Ana Adalgisa Dias, reforçou o papel do Sistema Indústria na conexão das necessidades do setor produtivo com iniciativas que possam resolvê-las. “A nossa missão aqui é exatamente desenvolver e integrar os sindicatos ao sistema. O presidente Roberto Serquiz sempre nos lembra que devemos trazer o industriário para dentro da Casa da Indústria. Pensamos sempre em pessoas formando pessoas”, disse.

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, também destacou o alinhamento institucional e o compromisso com o desenvolvimento do setor. “Quero agradecer pela confiança no IEL-RN. Essa gestão é feita de pessoas para pessoas. Fomentar uma capacitação como essa para o segmento diz muito sobre o que esperamos das novas lideranças”, destaca.
O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, falou sobre a importância de ambientes que estimulem o bem-estar no trabalho. “Produtividade não se alcança sem um ambiente de conforto e satisfação. E isso começa com uma liderança comprometida com as pessoas”, ressaltou.
Danielle Mafra, superintendente do SESI-RN, reforçou o papel transformador da liderança nas empresas e o papel da instituição em apoiá-las. “O líder tem um papel fundamental em inspirar as pessoas que estão ao seu redor e em fazer com que elas deem o melhor de si para os negócios. O SESI-RN está aqui para colaborar especialmente com os membros que têm essa visão mais humanizada”, comentou.

Formação humanizada e foco nas pessoas
O professor Saulo Diniz ressaltou que, mesmo diante das transformações tecnológicas, a valorização humana continuará sendo importante no ambiente de trabalho. “Pode vir a inteligência artificial, pode vir várias marcas, mas jamais vamos conseguir substituir as pessoas. Quando trabalhamos com humanização, entramos para dentro das pessoas. E quando elas estão internamente fortalecidas, conseguem se desenvolver muito mais”, disse.
Representando a turma, Rita de Cássia, colaboradora da empresa Oleum Biocombustíveis, agradeceu ao sindicato, ao consultor e às empresas pela oportunidade. “Em nome de todos os formandos, gostaria de agradecer por esta oportunidade. Agradeço ao SINDRECICLA por se preocupar com a gestão e ao Saulo por compartilhar seu conhecimento com a gente. Vamos levar isso para dentro das nossas empresas”, concluiu.
Próximos passos
O presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, adiantou que novas turmas do curso de Gestão Humanizada deverão ser formadas em breve. A expectativa é ampliar a formação com a participação de mais empresas interessadas em implementar práticas de liderança mais alinhadas ao desenvolvimento humano.
“Nós já temos praticamente uma segunda turma formada. Estamos articulando para realizar essa nova etapa do curso, contemplando aqueles que não puderam participar inicialmente. Como prezamos pela qualidade e pelo cuidado com as pessoas, optamos por dividir a formação em momentos distintos”, afirmou.