
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN) participou de mais uma ação do projeto “Juntos Pela Vida em Natal” deste mês de abril, promovido em parceria com a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), e com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
A iniciativa teve como foco a capacitação de motociclistas que atuam na construção civil, pela empresa Dois A, associada ao sindicato, com o objetivo de promover a segurança no trânsito e a pilotagem defensiva. A expectativa é que outras empresas associadas também participem da iniciativa.
A ação surgiu após audiência interinstitucional convocada pelo MPRN, na qual foi proposto um cronograma de capacitações voltado a profissionais do setor que utilizam a motocicleta como meio de transporte para o trabalho.

O primeiro curso de pilotagem segura foi realizado no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da STTU (CETET) e contou com duas etapas: uma aula teórica, ministrada em sala de aula, e uma aula prática, realizada na pista de pilotagem, conduzida por instrutores especializados da STTU.
A diretora executiva do SINDUSCON-RN, Ismália Carvalho, destacou o envolvimento dos participantes. “A metodologia foi totalmente alcançada, com participação ativa e excelente desempenho dos colaboradores. Inclusive, ao final da atividade, diversos manifestaram o desejo de participar de novos treinamentos voltados à segurança viária e à pilotagem defensiva”, disse.
O projeto “Juntos Pela Vida em Natal” tem como foco a redução de acidentes de trânsito, com especial atenção à segurança dos motociclistas, por meio de ações educativas, preventivas e integradas entre instituições públicas e a sociedade civil organizada.
