
Na tarde desta quinta-feira (15), o Sindicato da Indústria da Construção do RN (Sinduscon/RN) deu início às atividades de 2026 com a realização da primeira reunião do ano junto à sua diretoria. O encontro teve como principal objetivo o planejamento estratégico da entidade, com uma análise de cenário e perspectivas para a atuação do setor da construção civil ao longo deste e dos próximos cinco anos.
Durante a reunião, foram discutidos desafios econômicos, institucionais e regulatórios, além de oportunidades para fortalecer o setor, estimular novos investimentos e ampliar o diálogo com o poder público e demais instituições.
De acordo com Jodrian Freitas, consultor da Aprimor, o trabalho foi conduzido de forma colaborativa e estratégica, envolvendo a diretoria em reflexões sobre o cenário atual e as perspectivas futuras. “Partimos de uma análise de contexto — econômico, institucional e setorial — para, a partir disso, provocar debates, alinhar prioridades e construir diretrizes claras para a atuação do Sinduscon. Foi um processo de escuta, troca e organização de ideias, que resultou em um planejamento mais conectado com a realidade do setor”, explica.
Segundo o empresário Sílvio Bezerra, a iniciativa é inovadora, pois traz para o sindicato uma cultura de planejamento estratégico já aplicada nas empresas, com visão de cinco anos e análise de cenários, forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. “É um trabalho fundamental na entidade para a construção de objetivos e metas claras, como uma agenda legislativa e ações de fortalecimento da imagem do setor”, pontua.

Para Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon, o planejamento do sindicato parte de uma leitura realista do ambiente em que a construção civil está inserida.
“A gente vive hoje um cenário regulatório complexo, com insegurança jurídica e decisões que muitas vezes travam investimentos. Por isso, nosso planejamento é muito mais de prevenção do que de reação. Estamos antecipando debates, fortalecendo o diálogo institucional e atuando junto às frentes parlamentares para dar previsibilidade, segurança jurídica e permitir que o setor possa investir, gerar emprego e contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento do estado”, conclui.
A reunião reforçou o compromisso do Sinduscon com uma atuação proativa, baseada em dados, diálogo e visão de futuro. O planejamento estratégico definido servirá como base para as ações da entidade, orientando decisões, posicionamentos institucionais e iniciativas voltadas ao crescimento sustentável do setor da construção civil no estado.
Assessoria de Comunicação do Sinduscon RN