
O Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (SINGRAF-RN) reuniu diretores e associados para discutir e deliberar sobre pautas fundamentais ao desenvolvimento do setor gráfico no estado. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (14), na Casa da Indústria, e aprovou também a entrada dos novos associados, SBS Outdoor, Gráfica Caule Papiro e Maxmídia.
Para o presidente do sindicato e vice-presidente da Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (ANDIGRAF), Pedro Fausto, a reunião cumpriu seu papel de alinhar ações e aproximar o sindicato dos interesses da categoria. “A partir do diálogo dos presentes, conseguimos chegar a um consenso sobre as ações prioritárias do sindicato, sempre com foco em apresentar soluções e fortalecer o setor gráfico potiguar”, afirmou.
A participação na Feira Future Print também teve destaque entre os temas debatidos com os participantes, com destaque para as parcerias firmadas com as empresas Imprimax, Rio Branco Papéis, Mimaki e Damáquina.

Novas empresas associadas – Foto: SINGRAF
A retomada do Selo da Indústria Gráfica, criado em 2019 pelo SENAI-RN e interrompido durante a pandemia, foi outro ponto discutido no encontro, que definiu o SENAI e o IEL como responsáveis por elaborar uma nova proposta para o selo, adaptada às demandas atuais do mercado de impressão e comunicação visual.
Na área de formação profissional, o SINGRAF-RN decidiu buscar parcerias para capacitação em setores estratégicos, como acabamento gráfico, voltado à gráfica offset, e envelopamento de frotas, destinado à comunicação visual.