Sistema FIERN participa do 1º Workshop do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

5/07/2023   16h52

 

A representante da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) no conselho administrativo do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Susie Macêdo, e o superintendente do IEL-RN e representante da FIERN no conselho técnico do Parque, Juan Saavedra, participaram do 1º Workshop do PAX. O evento aconteceu nessa terça-feira (4), no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa), na UFRN.

 

O workshop foi dividido em três blocos, com apresentações e debates de temas centrais para o modelo de governança do PAX e para o futuro do desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

 

“Todas as apresentações foram excelentes, com conteúdos muitos importante”, avalia Susie, que também é secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC). “Devemos avançar com estratégias assertivas para que as perspectivas de avanços discutidas, envolvendo as temáticas de energias, saúde, indústria 4.0, tecnologias aeroespaciais, fundamentados nos conceitos de ecossistemas de inovação e parques tecnológicos, tragam resultados competitivos e sustentáveis para o RN”, completa.

 

Para o superintendente do IEL-RN, esse primeiro workshop foi fundamental para o andamento dos trabalhos do parque. “Foi muito importante reunir todos os envolvidos nos projetos que acontecem no parque para uma troca de perspectivas a respeito do planejamento e da governança do PAX. Todos têm o objetivo comum de impulsionar o parque e o setor produtivo tem muito a oferecer para isso acontecer”, comenta Juan Saavedra.

 

Apresentações destacam importância da indústria para o desenvolvimento

 

A professora Maria Lissieu da Silva, diretora do CCSA e docente do Departamento de Economia da UFRN (Depec), iniciou as apresentações ao falar sobre o conceito de ecossistemas de inovação, parques tecnológicos e Indústria 4.0. Em seguida, a professora Juliana Bacelar de Araújo, também do Depec e do Programa de Pós-graduação em Economia da UFRN, abordou dados econômicos e propostas estratégicas para avanços socioeconômico e sustentável para o estado na palestra “A indústria do RN e estratégias de desenvolvimento local”. Finalizando o primeiro bloco de apresentações, a professora Luziene Dantas de Macedo, do Depec, e o professor Douglas do Nascimento Silva, da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, discorreram sobre prospecções de cenários nas áreas de Energias e Hidrogênio Verde.

 

No segundo bloco, o tema principal foi o complexo econômico e industrial da saúde (CEI) e as potencialidades para o Nordeste nessa área, ministrado pela professora Valdênia Apolinário, do Depec, e pelo Dr. Edgard Morya, diretor técnico e científico do Instituto Santos Dumont (ISD), que mostraram grandes pesquisas na área da saúde que estão sendo desenvolvidas no RN.

 

 

O terceiro bloco contou com apresentações do engenheiro José Henrique Fernandez, coordenador-geral da Rede Nordeste Aeroespacial no Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial, e do Coronel Alcântara, ex-comandante do Centro de Lançamento Barreira do Inferno e coordenador do projeto Constelação Potiguar, que destacaram as potencialidades do estado nas pesquisas e programas de graduação e pós-graduação no setor aeroespacial, apontando a dinâmica das atividades de ciência, tecnologia e inovação nessa área.

 

Para finalizar o evento, a professora Francilene Garcia, do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), proferiu palestra sobre financiamento de parques tecnológicos e mostrou a experiência na gestão da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).