
O Sistema FIERN participou da Missão Ecossistemas de Inovação Paraíba e Pernambuco, promovida pelo Sebrae-RN, para conhecer os ambientes de inovação das cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE). A missão aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, com participação da secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), Susie Macedo; da analista do Núcleo de Apoio à Gestão em Inovação da FIERN (NAGI/FIERN), Helen Buonora; e da responsável técnica em Consultorias e Inovação do IEL-RN, Janine Kharen.
A proposta da missão foi de levar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte – composto por empresários, representantes de comunidades, agentes locais de inovação, instituições de ensino, consultores e representantes de startups – para um intercâmbio de experiências com atores dos estados vizinhos.
Para a secretária executiva da COINCITEC, a missão favoreceu o fortalecimento de ações entre atores da inovação no RN, a exemplo de tratativas entre a FIERN e o Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Norte (Setirn), para atender demandas em TI das empresas industriais no estado. “Além dessa aproximação, outras iniciativas na temática da gestão da inovação foram abordadas junto a consultores independentes, startups e representantes dos ecossistemas de inovação de Mossoró e Currais Novos”, destaca Susie.
Já a analista do NAGI/FIERN relata que foram dois dias de uma experiência única e de muita troca, principalmente no estreitamento de laços entre os atores do ecossistema de inovação do RN que participaram da missão. “Foi uma oportunidade de conhecer, na prática, novas tecnologias com uso de diferentes ferramentas que podem trazer avanços a diferentes ambientes de inovação”, comenta Helen.

Visitas técnicas
A primeira etapa da missão aconteceu na cidade de Campina Grande, com uma visita guiada à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o terceiro parque tecnológico a ser criado no Brasil, em 1983. Na visita, foram apresentados a metodologia de trabalho, o desenvolvimento de projetos e de startups hospedadas.
A Capacitech, que atua com soluções tecnológicas para o mercado educacional, foi a primeira startup a ser apresentada. Em seguida, os atores da inovação potiguar puderam conhecer o núcleo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da CGS Digital, startup que tem o propósito de se integrar à academia e gerar desenvolvimento e valor à sociedade.
A comitiva ainda conheceu a sede da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP–CG), onde foram mostradas as boas práticas do órgão no uso da tecnologia e análise de dados a fim de promover um trânsito seguro e tomar decisões que impactam na qualidade de vida dos cidadãos. Também foi exibido o aplicativo J.U.L.I.A (sigla para Juntas Livre do Assédio), criado pela STTP-CG com o objetivo de receber denúncias das vítimas de importunação no transporte e demais áreas públicas da cidade.
Já em Recife, a missão se deu no Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com destaques na nova economia de Pernambuco. Localizado no bairro do Recife Antigo, a atuação do Porto Digital se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design.
Três startups instaladas no Porto foram visitadas pela comitiva. A primeira foi a TI Saúde, uma “healthtech” que surgiu da necessidade de uma plataforma que realizasse uma gestão eficiente de clínicas, automatizando processos que antes eram feitos manualmente pelos profissionais de saúde. Em seguida, foi a Mesa Mobile Think, uma das empresas que mais crescem no Porto Digital e que atende empresas locais e multinacionais no desenvolvimento produtos digitais de impacto para marcas inovadoras.
Por fim, a missão visitou a CESAR School, uma escola de inovação onde são formados profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade. A formação da escola é focada nos interesses do mercado, tanto no que se refere ao ponto de vista técnico, quanto a habilidades comportamentais.