
O Sistema FIERN — que reúne SESI, SENAI, IEL e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte — realiza, ao longo de janeiro de 2026, uma série de ações alusivas à campanha Janeiro Branco, movimento nacional voltado à conscientização sobre a importância da saúde mental. A programação, voltada aos colaboradores, é coordenada pela Unidade de Desenvolvimento Humano e reforça o tema deste ano: “Saúde mental é prioridade, não tendência.”
Entre as atividades previstas estão rodas de conversa, plantão psicológico contínuo e ações de mobilização interna, como o Dia D “Vista Branco”, que convida os colaboradores a vestirem branco no dia 19 de janeiro como símbolo de integração e apoio à causa.
Para a gerente da Unidade de Desenvolvimento Humano em exercício do Sistema FIERN, Danielle Granjeiro, a campanha ganha ainda mais força quando envolve todas as casas da instituição. “O movimento Janeiro Branco nos convida a refletir sobre nossas emoções, pensamentos e relações, promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado psicológico”, disse.
Ela acrescenta que as entidades FIERN, SESI, SENAI e IEL, “entendem que, cuidar da saúde mental significa criar espaços seguros, incentivar o diálogo aberto e oferecer suporte para que cada colaborador possa se sentir valorizado e equilibrado. Investir em saúde mental não é apenas uma questão de qualidade de vida, mas também de produtividade, engajamento e inovação”, destacou.
A programação inclui uma roda de conversa online, com o tema “Como começar o ano emocionalmente leve”, marcada para o dia 21 de janeiro, com transmissão pela plataforma Teams para todas as unidades operacionais. A proposta é abrir espaço para reflexões práticas sobre autocuidado, organização emocional e construção de limites mais saudáveis no início do ano.
Outro destaque é o plantão psicológico, que será ofertado de forma contínua ao longo de 2026, com atendimentos em horários a serem combinados e agendamento prévio pelo ramal 6178. A iniciativa tem como objetivo apoiar os colaboradores no mapeamento de metas de autocuidado e no enfrentamento de demandas emocionais do cotidiano profissional e pessoal.
A psicóloga organizacional do Sistema FIERN, Alena Araújo, reforça que tratar da saúde mental no trabalho vai além de uma pauta pontual. “Falar sobre saúde mental no trabalho não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica e humana. O Janeiro Branco nos convida a refletir sobre como estamos cuidando das nossas emoções, relações e limites — dentro e fora do ambiente profissional”, afirmou.
Segundo ela, as organizações exercem um papel central na promoção do bem-estar emocional. “Passamos grande parte da nossa vida no trabalho. Por isso, quando a empresa abre espaço para o diálogo, para a escuta ativa e para o apoio psicológico, ela contribui diretamente para a qualidade de vida, o engajamento e o desempenho das pessoas”, completou.
Criado em 2014, o Janeiro Branco é um movimento social que propõe colocar a saúde mental no centro das prioridades individuais e coletivas. Em 2026, o chamado se ancora nos pilares paz, equilíbrio e saúde mental, reforçando a importância de ambientes de trabalho mais humanos, seguros e acolhedores.