O Sistema FIERN promoveu, por meio da Ouvidoria e do seu Programa Corporativo de Compliance, nesta segunda-feira (24), o workshop “Canal de Integridade do Sistema FIERN” para colaboradores e gestores, de forma remota. Conduzido pela Deloite – empresa operadora do serviço – o workshop busca fortalecer a cultura de ética e transparência no ambiente de trabalho. A ferramenta para denúncias, sugestões, críticas, reclamações, funciona, por meio da Ouvidoria, para atuar junto ao cumprimento do Compliance nas Entidades que compõem o Sistema FIERN. Na oportunidade, as novas Ouvidoras Titular e Suplente, Renata Sá e Xênia Marfisa, respectivamente, foram apresentadas a toda equipe participante.
A gestora do programa de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, destacou na abertura do encontro que a integridade é uma prática que deve ser vivenciada e incorporada no dia a dia do ambiente de trabalho e que o workshop sobre o uso do canal, por sua vez, é um passo importante para implementação de uma cultura.

“A integridade deve ser uma cultura, não é um documento, não é um papel. É um valor institucional”, afirma ela. “A atuação dos colaboradores e da alta gestão como agentes de integridade é fundamental porque a efetividade do canal de integridade depende da participação de cada um e impacta diretamente na credibilidade da instituição”, enfatiza a gestora.
Ela também reiterou que o Canal de Integridade, bem como como o Novo Código de Ética e Conduta do Sistema FIERN estão disponíveis para acesso no portal www.fiern.org.br.
O treinamento reforça o compromisso do Sistema FIERN com a prevenção, detecção e respostas às condutas antiéticas, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso e íntegro.
A gerente da Deloite, Karoline Novaes, explica que o Canal de Integridade é um canal de comunicação seguro e independente, geralmente administrado por empresas terceirizadas, que permite aos colaboradores, fornecedores e o público em geral denunciem violações de códigos de conduta, políticas internas e leis.

“Uma política de compliance consolidada melhora o ambiente de trabalho e é isso que a FIERN tem buscado”, destacou. A gerente também apresentou as diversas formas de assédios, e ainda como usar o canal de integridade e o fluxo de informações.
O canal é projetado para garantir o sigilo e a confidencialidade dos relatos, incluindo a opção de denúncia anônima, para que o assunto seja tratado profissionalmente sem medo de retaliação.
Para a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, que representou a alta gestão do Sistema FIERN durante o workshop, o canal de integridade depende fundamentalmente da comunicação clara e da escuta ativa para ser eficaz.

“O workshop é importante para elucidar dúvidas e trazer clareza e eficiência para o canal de integridade. É por meio de comunicação clara, empática e da escuta ativa com foco em solução dos problemas, que se constrói um ambiente de confiança, essencial para que as pessoas se sintam seguras em relatar possíveis irregularidade e garantir um ambiente de trabalho respeitoso, ético e sem conflitos”, destaca a superintendente.
Consulte aqui o Novo Código de Ética e Conduta do Sistema FIERN: https://relatoconfidencial.com.br/fiern/Novo%20C%C3%B3digo%20de%20%C3%89tica%20e%20Conduta_SISTEMA%20FIERN.pdf