Unidade móvel de Inteligência Artificial do Sistema FIERN chega a Boa Saúde e Parazinho

19/02/2026   17h00

 

A Unidade Móvel de Inteligência Artificial do Sistema FIERN chega a mais dois municípios potiguares. Desta vez, as cidades de Parazinho e Boa Saúde farão parte da iniciativa, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, com foco na ampliação do acesso à educação tecnológica para jovens, trabalhadores da indústria e professores da rede local. 

 

O projeto inova, mais uma vez, ao levar a formação para professores multiplicadores do conhecimento, especialmente em Parazinho, onde haverá capacitação específica para educadores e palestra aberta à comunidade com o tema “IA, Juventude e Indústria”.  

 

A iniciativa prioriza, segundo explica Marina Aragão, coordenadora de Carreiras e Educação Executiva do IEL-RN, os municípios com menor população e presença industrial. “A unidade móvel de inteligência artificial foi pensada pelo Sistema FIERN com o propósito de dar fluidez ao letramento digital e levar formação tecnológica a quem tem menos acesso”, afirmou. 

 

O ciclo de aprendizagem é estruturado em estações que exploram tecnologia, robótica e inteligência artificial por meio de atividades práticas individuais e em grupo. O conteúdo é conduzido por instrutores do CIIA e monitor de robótica educacional, abordando fundamentos tecnológicos, lógica, pensamento computacional, criatividade, leitura técnica e uso de softwares. 

 

Após a passagem da unidade, os participantes continuam o percurso formativo em modelo híbrido, com aulas ao vivo e conteúdos gravados para aprofundamento no uso de ferramentas digitais como ChatGPT, Gemini e CapCut. 

 

Desenvolvido pelo SESI-RN e pelo IEL-RN, o projeto integra as ações do Centro de Inovação em IA Aplicada (CIIA) e percorre cidades de menor porte para estimular o letramento digital e a formação voltada ao futuro do trabalho.  

 

A seleção das cidades ocorre com base em critérios técnicos do Observatório da Indústria MAIS RN, que considera população, presença de atividade produtiva e demanda por acesso à tecnologia. 

 

Estrutura móvel voltada à aprendizagem 

Totalmente reformado para fins educacionais, o veículo conta com estações organizadas em seis etapas de ensino, envolvendo conceitos básicos de IA, atividades guiadas, experimentação e resolução de problemas. 

 

A unidade dispõe de notebooks, tablets, internet de alta velocidade, softwares de IA generativa, recursos de automação e espaço multimídia para produção de vídeos e experiências em realidade aumentada. A capacidade é de até 10 alunos por ciclo, podendo realizar até seis ciclos por rota.